Os principais ativos das empresas que buscam a transformação digital são as pessoas – e não há como ter sucesso na empreitada sem profissionais de qualidade. É o que aponta o diretor executivo de mobilidade, fluig & analytics da Totvs, Mario Almeida, ao colocar as pessoas como pontapé inicial das mudanças.
“As pessoas são o centro de toda essa transformação, seja do ponto de vista de criadores de novas soluções e inovações, seja na visão de consumidores. A revolução passa por educação contínua. Você tinha um estudo e durante certo ponto da vida consumia esse aprendizado. Hoje em dia você tem estudo, mas não só consome depois, continua estudando ao longo da curva profissional ou pessoal o resto da vida”, disse o executivo ao participar do 2º Seminário Brasscom Políticas Públicas & Negócios, realizado nos dias 15 e 16 de março, em Brasília.
Esse profissional, porém, tem que estar preparado para a nova realidade. “É um profissional multifacetado. Não é mais o sujeito que só entende de tecnologia. Hoje você encontra muitos engenheiros de diversas categorias na área de inovação tecnológica. A tecnologia permeia todas as áreas. Então na medicina hoje se fala muito de tecnologia. Se for para o lado educacional, não existe hoje professor sem habilidades digitais. Todas as atividades estão sendo impactadas. Algumas já absorveram isso, outras estão se acostumando.”
Para o executivo da Totvs, ferramentas hoje disponíveis podem ajudar, ainda que não resolvam completamente, a demanda pelo pessoal qualificado que aponta como essencial. “Isso também existe em países de centro. Continua havendo déficit de profissionais de tecnologia nos Estados Unidos e países centrais. No nosso caso o problema talvez seja mais grave por conta da nossa escala, a gente precisa de muita gente. Talvez seja uma questão momentânea, porque hoje não se precisa mais necessariamente frequentar uma faculdade de tecnologia para saber programar. Dá para aprender assistindo videoaulas em casa.” Assistam a entrevista.

 

Convergência Digital