A Prodam, a empresa de processamento de dados da prefeitura de São Paulo, acredita que a integração de diferentes sistemas e bases de dados dos órgãos e secretarias vai permitir que o governo municipal se valha do Big Data para planejar e desenvolver políticas públicas.
“A partir do momento que a gente tiver consolidado essas bases, vou ter extração de dados para a inteligência do governo e poder direcionar os rumos que a gestão quer ter para incentivar determinadas áreas do empreendedorismo ou ações de política pública. Hoje isso não existe, os dados não estão organizados dessa maneira, mas nosso desafio número um é montar essa área de Big Data”, disse o vice-presidente da Prodam, Flávio Beall, ao participar do 2º Seminário Brasscom Políticas Públicas & Negócios.
“A TI é considerado o backbone de gestão da prefeitura. Todos os sistemas que hoje rodam de forma compartimentada nas autarquias e secretarias, apesar de estarem todos dentro da Prodam, são tratados de maneira individualizada. Um dos nossos maiores desafios é fazer a conexão desses sistemas, dessas bases de dados, de maneira a dar maior fluidez, maior convergência de dados, maior rapidez, tanto dos processos do governo quanto do cidadão.”
A expectativa é de que nos próximos meses comece a funcionar o projeto chamado Empreenda Fácil, que busca facilitar o processo de abertura de empresas no município. “Não é apenas abolir o papel. É papel, caneta e principalmente carimbo. Um dos processos que estamos fazendo, no licenciamento de abertura de empresas, vai consolidar as licenças que uma empresa precisa. Em vez de uma série de autorizações de cada uma das secretarias, terá apenas um único licenciamento. Com o tempo a gente espera que até essa licença única seja desnecessária, podendo validar pelos canais de internet.” Assistam a entrevista com o vice-presidente da Prodam, Flávio Beall.

 

Convergência Digital