Segundo relatório da Brasscom, a demanda de talentos na área tem crescido no país, apresentando crescimento em relação ao fechamento de 2022

Somente em janeiro de 2023, o Macrossetor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) registrou cerca de 4,3 mil novos postos de trabalho. Os dados foram levantados pela Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, e revelam um avanço no país com relação a demanda de novos talentos.

Destaca-se que o Macrossetor também engloba o TI In House, empregos em empresas com objetos sociais distintos da Tecnologia da Informação. O setor de TI In House apresentou o maior crescimento entre os setores analisados, responsável por um crescimento de 0,7% em relação ao fechamento de 2022, gerando 3.392 empregos.

Vale ressaltar que, no geral, o setor de tecnologia no Brasil tem crescido nos últimos anos. Em 2021, o Macrossetor de TIC criou 199,7 mil empregos e em 2022 foram gerados mais de 117 mil, com um crescimento de 6,1% no número de vagas. Somente no setor de TIC, foram gerados 73 mil novos postos de trabalho no ano passado.

O cenário tecnológico no Brasil acaba sendo positivo, com novas perspectivas para o futuro incluindo a chegada da rede 5G, que permitirá a interconexão de equipamentos e dispositivos com o desenvolvimento da chamada Internet das Coisas (IoT), a digitalização crescente, a disseminação de inteligências artificiais e inovações consideráveis. São caminhos que requerem mão de obra especializada e que confirmam um real desenvolvimento tecnológico.

Acesse o relatório completo do Monitor de Empregos e Salários com os dados referentes a janeiro de 2023.

 

Sobre a Brasscom

A Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais – é uma entidade sem fins lucrativos de representatividade nacional que congrega dezenas das maiores, mais dinâmicas e inovadoras empresas de TIC alinhadas com a Era Digital. A entidade atua para defender e promover o desenvolvimento do Macrossetor de TIC e de tecnologias digitais, em prol de um País Digital, Conectado e Inovador.

 

Assessoria de Imprensa:

Michael Rios

michael.rios@brasscom.org.br