Professor da POLI-USP ressalta a importância da visão humanizada mesmo na
mais árida tarefa de um profissional da engenharia

Edson Perin
O engenheiro tem de ser mais humano. A mensagem veio embutida no discurso do Prof. Dr. Edison Spina, membro-fundador e coordenador do Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia (CEST), da Universidade de São Paulo (USP). Spina falou na abertura do evento sobre a integração entre empresa e escola, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), com apoio do CEST, no dia 12 de maio de 2016.
O professor da POLI-USP afirma que reflete sobre seus alunos mais dedicados e bem-sucedidos: “Nossa, ele está se tornando um ótimo engenheiro, só falta virar gente”, fazendo referência à necessidade de humanizar os profissionais.

Spina discursa na abertura do evento do Guia TICs, tendo atrás de si Luciano Corsini,
CEO da HP Enterprise, e Mariana Oliveira, diretora da Brasscom

Spina relatou que, quando se encontra com ex-alunos, normalmente são CEOs [Chief Executive Officers ou, em português, principais executivos] de grandes empresas ou de startups [empresas iniciantes] promissoras, com projetos que rompem com os paradigmas convencionais de negócios. “Hoje está cada vez mais comum encontrar executivos mais jovens nestas posições”, constata, argumentando ser este mais um motivo para preparar melhor o lado humano dos estudantes enquanto ainda estão nos bancos das universidades.
O evento da Brasscom serviu para o lançamento do Guia de Funções de TIC [Tecnologias da Informação e Comunicação] no Brasil. A publicação feita em parceria pela Brasscom, empresas associadas e a Business Partners, uma consultoria de Recursos Humanos, reúne as mais diversas funções e seus descritivos, nomenclaturas, habilidades comportamentais e outras informações relacionadas à formação dos profissionais de TI. O guia se propõe a nortear os estudantes e recém-formados em suas carreiras.

Plateia do evento de lançamento do Guia TICs da Brasscom
assiste à palestra do Prof. Dr. Edison Spina, do CEST

CEST- USP

Insira seu nome e e-mail para visualização dos downloads