Na manhã desta segunda-feira, 12, a Brasscom, Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, esteve presente no evento que firmou a parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento, BNDES e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, MCTIC, para o tema Internet das Coisas (IoT).
Um dos objetivos do acordo firmado é a elaboração de um Plano Nacional de Internet das Coisas, que terá, a priori, duração de cinco anos, na vigência 2017-2022 e que apontará os benefícios da tecnologia para o Brasil em aspectos científicos, econômicos e sociais.
Como parte da parceria, o BNDES, juntamente com o CPqD, Centro de Pesquisa e Desenvolvimentos em Telecomunicação, a consultoria McKinsey & Company Brasil e o Pereira Neto/Macedo Advogados, desenvolverá um estudo sobre Internet das Coisas denominado “Internet das Coisas: um Plano de Ação para o Brasil”, na vigência de Dezembro/2016 a Setembro/2017, além da Consulta Pública do Plano Nacional de Internet das Coisas, do MCTI, que colherá informações tanto para a Consulta quanto para o Estudo.
Durante a abertura do evento, o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Gilberto Kassab, comentou sobre a influência positiva deste acordo para a tecnologia no Brasil. “[o acordo vai] causar transformações das mais importantes para o país. Alterando a vida cotidiana de todos nós, com ações das mais simples as mais complexas. Com a evolução da tecnologia e com o apoio fundamental do BNDES e do estudo a ser feito, teremos condições de avançar muito mais”.
A Brasscom foi citada, durante a cerimônia, como uma das entidades defensoras da criação do Plano Nacional de Internet das Coisas, reconhecida por colaborar na elaboração do termo de referência do edital que desencadeou no estudo “Internet das Coisas: um Plano de Ação para o Brasil”
O prazo para a Consulta Pública é de 30 dias a contar da data de 12 de dezembro de 2016.

Brasscom