Setor TIC acelera a inclusão e tem avanço salarial das mulheres acima do dos homens, aponta Relatório de Diversidade da Brasscom 

Compartilhe:

Estudo revela avanços significativos em equidade salarial e representatividade feminina em 2025, mas mostra desafios persistentes na inclusão racial e de PCDs na alta liderança do setor.

A Brasscom, entidade que representa o ecossistema de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil, divulga o Relatório de Diversidade 2025. Realizado desde 2018, a edição de 2025 aprofunda a análise dos indicadores de diversidade e inclusão no setor, refletindo o compromisso contínuo com a transparência e a promoção de um ambiente de trabalho mais equitativo e plural. Os dados, atualizados até dezembro de 2025, consolidam uma visão abrangente sobre gênero, raça, pessoas com deficiência (PCD) e faixa etária. 

O estudo destaca o setor TIC como um motor significativo da economia brasileira, representando 58% do mercado de trabalho formal do Macrossetor TIC, que, por sua vez representa 3,7% de todos os empregos CLTs do país. É importante destacar que o Macrossetor TIC é uma categoria mais abrangente, que engloba as empresas diretamente ligadas à Tecnologia da Informação e Comunicação, produtoras de softwares, hardware e serviços de TI, além de empresas de Telecom e de TI In House, indústrias ou serviços que possuem grandes equipes de desenvolvimento de TI interno, como bancos, por exemplo. O setor TIC registrou um crescimento de 1,8% nas contratações em 2025 e, no total, emprega 1,2 milhão de profissionais. 

Gênero: mulheres conquistam avanços salariais e ampliam presença na liderança 

Em 2025, o crescimento salarial das mulheres (10,2%) superou o masculino (6,7%), elevando a equidade salarial para 73%. O indicador retoma o nível registrado em 2023 e acumula um avanço de 7 pontos percentuais desde 2019, reforçando progressos importantes e a necessidade de seguir avançando na promoção da equidade salarial. 

A participação feminina no setor TIC alcançou 39,2% (485.793 profissionais). Em 2025, foram adicionadas 10.328 mulheres ao setor, um crescimento de 2,2% em relação ao ano anterior, superando o crescimento masculino (1,6%). 

Em cargos de diretoria e gerência, as mulheres representam 35,2% dos profissionais no setor TIC, um crescimento de 1,2 pontos percentuais desde 2019. Nas áreas de Operações de TIC e P&D, esse avanço é ainda mais expressivo, com a participação feminina subindo para 31%, um aumento de 7,5 pontos percentuais no mesmo período. A pesquisa revela ainda que mulheres em cargos de liderança apresentam, em média, maior qualificação, com 14% possuindo pós-graduação, mestrado ou doutorado, comparado a 11% entre os homens. 

Raça e etnia:  participação de pretos e pardos fortalece a diversidade do setor 

A composição do quadro de profissionais por cor ou raça em dezembro de 2025 mostra 51% de pessoas brancas, 27% pardas, 15% não declaradas e 5% pretas. O crescimento do setor em 2025 foi impulsionado, em grande parte, pelo avanço de profissionais pardos. Entre dezembro de 2024 e dezembro de 2025, os profissionais pardos adicionaram 17.214 vínculos e os pretos, 4.318. 

A diversidade racial avança especialmente nas posições de base: a participação de profissionais pardos em cargos de auxiliar e assistente cresceu de 31% para 39% (+8 p.p.), e em técnicos, de 31% para 39% (+7 p.p.). Profissionais pretos também registraram crescimento nessas categorias, com destaque para auxiliares e assistentes (de 5% para 7%) e técnicos (de 5% para 6%). 

No recorte de gênero e raça para 2025, mulheres pretas e pardas registraram crescimentos de 8,7% e 6,1%, respectivamente, em suas contratações. Contudo, na alta liderança (diretoria e gerência), a representatividade de pardos é de 13,5% e de pretos, de 1,9%, evidenciando um desafio persistente. 

Regionalmente, enquanto Sudeste e Sul concentram a maior parte dos profissionais de TIC, com predominância de trabalhadores brancos, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste apresentam perfis raciais mais diversos, com alta participação de profissionais pardos, sinalizando a ampliação de oportunidades para além dos grandes centros.  

Pessoas com Deficiência (PCD): maior inclusão e equilíbrio de gênero 

O setor de TIC mantém uma participação de profissionais PCDs superior à média nacional, com 0,9% (10.986 profissionais) da força de trabalho, comparado a 0,7% no mercado nacional. O setor também se destaca pelo maior equilíbrio de gênero na inclusão de PCDs, com 41,9% de mulheres, contra 39,9% na média nacional. 

Entre 2019 e 2025, o emprego de PCDs nas áreas de Operações de TIC e P&D apresentou crescimento consistente, com um aumento de 87% entre mulheres (de 543 para 1.015) e de 44% entre homens (de 1.861 para 2.679), indicando uma evolução na inclusão sob a perspectiva de gênero. 

Faixa etária:  perfil jovem fortalece o setor 

O perfil etário do setor de TIC é predominantemente jovem. Em 2025, 57,2% dos profissionais têm entre 19 e 29 anos, uma concentração acentuada em comparação com a média nacional (36,3%). O crescimento das contratações em 2025 se concentrou nas faixas etárias mais jovens, com um aumento de 16.250 vínculos até 18 anos e 24.631 vínculos entre profissionais de 19 e 29 anos, evidenciando a forte atração e absorção de novos talentos. 

De acordo com a gerente de Inteligência da Brasscom, Helena Loiola Persona, o Relatório de Diversidade da associação mapeia os avanços significativos do setor de TIC em direção à inclusão, e reitera o compromisso com a criação de um ambiente de trabalho que reflita a riqueza da sociedade brasileira.  

“Vemos progressos tangíveis na equidade salarial, na representatividade feminina em liderança e na inclusão racial e de PCDs, especialmente nas posições de entrada e em áreas estratégicas. Contudo, os dados nos mostram que o caminho ainda é longo, particularmente na promoção de profissionais negros e pardos aos mais altos níveis hierárquicos. Seguimos dedicados a impulsionar ações que garantam não só a entrada, mas também o desenvolvimento e a permanência de todos os talentos no nosso setor”, afirma Roberta Piozzi, diretora de Parcerias e Projetos em Educação na Brasscom. 

O relatório completo está disponível para consulta aqui. 

Sobre a Brasscom 

A Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, é uma associação representativa do setor em toda a sua pluralidade: com associados de vários portes, desde pequenas startups até grandes empresas do setor; com empresas nacionais e multinacionais, incluindo multinacionais brasileiras que se expandiram pelo mundo e multinacionais de outros países instaladas no Brasil. Essa pluralidade permite à Brasscom contribuir para o debate democrático com uma visão ampla e diversa sobre cada tema em questão.  

Atualmente, a associação conta com mais de 90 empresas associadas, com diferentes modelos de negócios. Entre as várias responsabilidades da Brasscom, está a garantia de que informações essenciais sobre temas pertinentes à TIC, que contribuem para o desenvolvimento tecnológico econômico e social do Brasil, cheguem de maneira adequada e abrangente ao público. 
 
Informações à imprensa | Máquina 

Contato: imprensabrasscom@agenciamaquina.com 

Compartilhe:

Leia também

58% dos jovens veem IA como aliada para o ingresso no mercado de tecnologia, indica pesquisa 

Setor TIC acelera a inclusão e tem avanço salarial das mulheres acima do dos homens, aponta Relatório de Diversidade da Brasscom 

Evento promovido pela Brasscom em Brasília apresenta Agenda Legislativa da entidade, discute competitividade global, exportação de tecnologias e desafios regulatórios 

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

Sua Participação Fortalece a Liderança da Brasscom!

Dias
Horas
Min
Seg

Assembleia em: