O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participa nesta segunda-feira (2) da cerimônia de abertura do Futurecom 2017, evento de telecomunicações e TIC, que reúne representantes do governo, operadoras e provedores de internet e especialistas em São Paulo. Na terça-feira (3), o secretário de Política de Informática do MCTIC, Maximiliano Martinhão, fará uma apresentação das diretrizes do Plano Nacional de Internet das Coisas.
O plano deve ser lançado até o fim do ano com base no estudo técnico desenvolvido a pedido do MCTIC e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para acelerar a implantação da Internet das Coisas como instrumento do desenvolvimento sustentável do país. No estudo, foram identificados quatro ambientes prioritários onde a tecnologia de conexão de máquinas e objetos tem um grande potencial de uso: Cidades; Saúde; Agronegócio; e Indústria.
Entre as propostas para o plano, três são consideradas “mobilizadoras” para o desenvolvimento do setor de IoT no Brasil: a criação de um ecossistema de inovação; a construção de um Observatório de IoT, uma plataforma online para acompanhamento das iniciativas do Plano Nacional de Internet das Coisas; e a elaboração de uma cartilha para gestores públicos, sobretudo, para a contratação de soluções voltadas para cidades inteligentes.
Serviço
Evento: Cerimônia de abertura do Futurecom 2017
Data: 02 de outubro de 2017
Horário: 19h30
Evento: Apresentação das diretrizes do Plano Nacional de Internet das Coisas
Data: 03 de outubro de 2017
Horário: 9h
Local: Transamerica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro
Cidade: São Paulo (SP)
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação do MCTIC
(61) 2033-7515 / imprensa@mctic.gov.br