Rothco ganhou sete Leões por sua campanha de inteligência artificial que deu voz a John Kennedy
São Paulo, 25 de junho de 2018 – Durante a cerimônia do Festival Internacional de Criatividade de Cannes do último dia 21, a Accenture Interactive conquistou o Creative Data Grand Prix por sua campanha baseada em inteligência artificial ‘JFK Unsilenced’, criada para o The Times / News Reino Unido & Irlanda. Trata-se do sétimo Leão da semana, em quatro categorias. Criada pela Rothco, pertencente à Accenture Interactive, a campanha lançou mão de tecnologia especial de IA para criar o discurso que o 35º presidente dos EUA deveria ter feito em Dallas no dia de seu assassinato – o discurso do Trade Mart de Dallas.
O Leão em Creative Data celebra a interação de ideias e informações – mostrando como a execução de uma campanha foi melhorada ou impulsionada pelo uso, interpretação, análise ou aplicação criativa de dados.
“Receber o Grand Prix por ‘JFK Unsilenced’ reforça a influência crescente da IA na produção de grandes experiências hoje, não apenas no futuro”, afirma Brian Whipple, CEO da Accenture Interactive. “Ele representa uma nova era para os criativos, na medida em que eles buscam a melhor forma de trabalhar lado a lado com a tecnologia, dando vida a histórias e redefinindo o significado da criatividade”.
“’JFK Unsilenced’ celebra a agregação de dados como uma forma de arte e ciência”, completa Patrick Hickey, CEO da Rothco. “Na maioria dos casos, dados aprimoram as histórias; aqui, eles tornaram a história possível. Com o uso de tecnologia avançada de áudio, o discurso nunca feito por JFK cativa uma nova geração, 55 anos depois. Esse trabalho combinou dados, criatividade e tecnologia com grande impacto humano, e estamos felizes com o reconhecimento desse trabalho pelo Grand Prix”.
Ao todo, a campanha ganhou sete Leões ao longo da semana, nas seguintes categorias:
- Grand Prix: categoria Creative Data
- Ouro, categoria Radio & Audio: Innovation – Use of Audio Technology
- Prata, categoria Radio & Audio: Área: Media/Entertainment
- Prata: categoria Digital Craft – Technological Achievement
- Prata: categoria Film Craft – Sound Design
- Bronze: categoria Radio & Audio – Sound Design
- Bronze: categoria Digital Craft — Music / Sound Design
A equipe da Rothco sobe ao palco durante a cerimônia de Creative Data do Festival de Cannes em reconhecimento à campanha ‘JFK Unsilenced’
Lançada em março passado, a peça ‘JFK Unsilenced’ gerou mais de 4.500 inscrições nos veículos The Times & The Sunday Times, além de alcançar 51 milhões de usuários do Twitter e um bilhão em impressões de mídia globais. Muitos concorrentes do The Times cobriram a campanha, incluindo os veículos The Guardian, Daily Mail, The Sun, The Daily Mirror, The Washington Post, The Independent, The Evening Standard, e muitos outros.
A técnica de áudio inovadora da campanha foi adotada por empresas do mundo todo, ajudando portadores de esclerose lateral amiotrófica (ELA) a redescobrirem suas vozes.
Ao longo de oito semanas, a Rothco (com apoio de seus parceiros no The Times / News Reino Unido & Irlanda e CereProc), analisou 831 discursos e entrevistas de John F. Kennedy e, por meio de um processo complexo de engenharia de som, o mundo pode ouvir o discurso que seria proferido no Trade Mart de Dallas – na voz do ex-presidente, pela primeira vez
Os prestigiados Leões de Cannes marcam os primeiros prêmios da Accenture Interactive nas categorias Grand Prix, Ouro e Prata, reforçando estrategicamente suas capacidades criativas como parte de sua oferta de experiências do cliente de ponta a ponta.
“Estamos muito felizes por esse novo reconhecimento das nossas contribuições pelo júri de Cannes como parte de um novo momento da indústria”, afirma Anatoly Roytman, diretor executivo da Accenture Interactive. “Os prêmios conquistados na última semana comprovam que nosso novo modelo de agência – que combina criatividade com consultoria de negócios e tecnologia – já chegou ao mercado entregando experiências de clientes inovadoras. Esperamos comemorar muitas outras conquistas em toda a família Accenture Interactive”.
Os Leões conquistados em Cannes são os últimos em uma lista de reconhecimentos por ‘JFK Unsilenced’. Em maio, a Rothco ganhou dois Lápis de Ouro no One Show em Nova York e, em abril, a campanha levou três Lápis no D&AD em Londres.
Celebrando a criatividade desde 1954, o Festival Internacional de Criatividade de Cannes é considerado a vitrine mais importante para as áreas de publicidade e criatividade do mundo. A 65a edição anual recebeu mais de 32 mil inscrições do mundo todo.
Nota à Imprensa:
Assista ao vídeo: https://youtu.be/PvbdnTIzM4Q
Para baixar arquivos de vídeo e imagens, acesse:
https://wetransfer.com/downloads/2facecee478e051af7e1c8ece4d796f920180620083848/b78268
Sobre a Rothco
Ao longo dos últimos 23 anos, a Rothco tornou-se a agência criativa líder na Irlanda, mas ela sempre teve o desejo de conquistar o mundo. Prova disso são as campanhas produzidas para 23 mercados, para marcas como Heineken, Aon, Unilever, AIB, Hailo/MyTaxi, Rory McIlroy Inc., Kodak e Tesco.
O trabalho da agência foi reconhecido mundialmente por prêmios como Cannes Lions, D&AD, Clio Sports, New York Festivals, EPICA, The Marketing Society (Reino Unido), The Webbies, The Mashies, MIDAS, ICAD, The FAB Awards, IMC’s, Sharks Awards e o cobiçado AdFx Grand Prix.
No início de 2018, a agência foi adquirida pela Accenture Interactive e seus planos ganharam horizontes mais amplos. Para mais informações, acesse www.rothco.ie ou siga @rothco.
Sobre a Accenture
A Accenture é uma empresa líder global em serviços profissionais, com ampla atuação e oferta de soluções em estratégia de negócios, consultoria, digital, tecnologia e operações. Combinando experiência ímpar e competências especializadas em mais de 40 indústrias e todas as funções corporativas – e fortalecida pela maior rede de prestação de serviços no mundo – a Accenture trabalha na interseção de negócio e tecnologia para ajudar companhias a melhorar seu desempenho e criar valor sustentável para seus stakeholders. Com mais de 442 mil profissionais atendendo a clientes em mais de 120 países, a Accenture impulsiona a inovação para aprimorar a maneira como o mundo vive e trabalha. Visite www.accenture.com.
Sobre a Accenture Interactive
A Accenture Interactive ajuda as principais marcas mundiais a transformar suas experiências de clientes em toda a jornada do cliente. Por meio de nossas ofertas conectadas em design, marketing, conteúdo e vendas, criamos novas formas de vencer na atual economia de experiências. A Accenture Interactive é a maior agência digital do mundo, de acordo com o relatório mais recente da Ad Age. Siga-nos no Twitter (@accentureACTIVE) ou visite www.accentureinteractive.com.
Informações para a imprensa:
Accenture
Sergio Pedroso – (11) 5188-0688 | sergio.pedroso@accenture.com
Burson-Marsteller
Viviane Laubé – (11) 3040-2397 | viviane.laube@bm.com
Mônica Baldani – (11) 3040-2390 | monica.baldani@bm.com
Ligia Carvalho – (11) 3040-2403| ligia.carvalho@bm.com