Escrito ou enviado por  Ricardo Sanchez

Em 2019, o Dia do Programador cai numa sexta-feira 13. Por isso, a TOTVS aproveita para listar as situações mais assustadoras que podem acontecer neste (ou em todos os outros dias) na vida de um DEV

Para os mais supersticiosos, uma sexta-feira 13 é aquele dia que é melhor descer da cama com o pé direito ou evitar passar por baixo de uma escada. E, por coincidência, em 2019 a comemoração do Dia do Programador cairá justo numa famigerada “Sexta-feira 13”. Por isso, a TOTVS, líder brasileira no desenvolvimento de software de gestão, preparou uma listinha sobre as 13 coisas que mais amedrontam o dia a dia de um programador.

A data é comemorada no 256º dia do ano, que é o número de valores distintos que podem ser representados com um byte de oito bits. Para um programador, essa escolha faz todo o sentido. Para celebrar a data, confira os 13 medinhos que todo programador tem… ou não.

1) Encontrar um fantasma: qual o tamanho do último código que você criou? Do mais simples ao mais complexo, ninguém é ateu quando se trata de encontrar o bug.

2) Cometer um erro bobo: esse medo não se restringe aos programadores. Um erro médico, por exemplo, pode causar problemas vitalícios. Mas o quanto você se sente imbecil quando aquele site não roda por falta de uma barra no código? #fail

3) Encontrar um problema insolúvel: não dá vontade de chorar quando você descobre o que está errado, mas não encontra ou sabe por que não funciona ou o que fazer para arrumar?

4) Deadlines surreais: sim! Acredite no seu potencial, aceite aquele job IMPOSSÍVEL de entregar em dois dias. Dormir pra quê?

5) Explicar seu trabalho para os familiares: já passamos da fase de explicar que o profissional de TI talvez não saiba arrumar a impressora? Ou o ar condicionado? Ou até o microondas?

6) Não encontrar o problema no Stackoverflow: quando você não tem mais informações sobre o problema e nem o Google tem, socorro!

7) Fazer o cliente entender que uma “mudancinha” nem sempre é tão simples: não sei se leva mais tempo para realizar as tais “mudancinhas” que o cliente está pedindo ou explicar que o pedido está totalmente fora do possível.

8) Melhoria em código legado: sabe aquele código que está em produção faz tempo e ninguém mexe porque funciona? Bate aquele medo de estragar…

9) Dar manutenção em código mal escrito ou mal comentado: afinal, você com certeza vai lembrar para que serve esse código daqui a dois anos, né? Só que não. Ah se o arrependimento matasse…

10) Jogar fora o código após horas de trabalho: faz parte, sabemos disso… Mas não dá para evitar a revolta quando acontece. Dá calafrios só de pensar nisso.

11) Ficar sem café: sim, totalmente cliché. Até tem quem não goste e um dia saberemos como vivem, de onde vieram, como se alimentam…

12) Não ter nascido na Rússia: o Dia do Programador é feriado profissional lá. Nunca critique um friozinho de -20º.

13) Baidu e Vista: precisa explicar?

Brincadeiras à parte, a TOTVS deseja um feliz Dia do Programador a todos! Mesmo caindo no dia do azar, esperamos que não seja um dia assustador, mas sim uma data a ser comemorada. Afinal, a empresa acredita no Brasil que faz e nos profissionais de TI. Hoje, no Brasil, essa é uma das áreas de maior potencial. Existem mais vagas de emprego do que profissionais, além da expectativa de que as empresas contratem 420 mil profissionais até 2024, segundo dados da Brasscom.

Então, já que aqui não é a Rússia, beba mais um café e bora codar!

Sobre a TOTVS

Líder absoluta no mercado SMB do Brasil, a TOTVS cria soluções inovadoras para transformar o dia a dia das empresas e ajudá-las a superar os desafios de seus negócios. É a maior empresa de desenvolvimento de software de gestão do país, investindo R$ 1.6 bilhão em pesquisa e desenvolvimento nos últimos 5 anos para atender as exigências de 12 setores da economia. Como uma empresa originalmente brasileira, a TOTVS acredita no “Brasil que Faz” e apoia o crescimento de milhares de negócios e empreendedores, de norte a sul do país, por meio da tecnologia.

 
Fonte: Segs
https://www.segs.com.br/info-ti/193102-dia-do-programador-totvs-lista-os-13-pesadelos-desses-profissionais