TESTE2 Projetos brasileiros de Blockchain Privada - Brasscom

Comunidade Hyperledger do Brasil foi criada em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília

Encontro na última terça-feira , 20, à noite reuniu desenvolvedores e executivos de empresas para divulgar e desenvolver projetos de blockchain privada no país

São Paulo, 23 de fevereiro de 2018 – Por volta de 140 executivos de negócios e desenvolvedores, divididos em São Paulo (90), Rio de Janeiro (30) e Brasília (21), reuniram-se nos auditórios da Oracle, no último dia 20 de fevereiro, para fundar a comunidade Hyperledger do Brasil no desenvolvimento de projetos de blockchain privada. O projeto é tornar o comunidade brasileira uma das três maiores do mundo em um ano.
A  abertura foi realizada, através de via videoconferência desde Los Angeles (EUA), para os três pólos brasileiros por David Huseby, security maven da comunidade Hyperledger, da Fundação Linux. Ele fez uma apresentação do consórcio Hyperledger que conta com 130 empresas parceiras, entre elas, a Sempre IT, primeira empresa parceira do consórcio no país.
Huseby explicou o funcionamento da comunidade aberta no Meetup- hoje são 98 em 45 países – sobre os grupos de pesquisa, de educação, de desenvolvimento colaborativo e apresentou os diferentes frameworks e ferramentas, como Fabric, Iroha, Sawtooth, Burrow, Indy, Cello. Aproveitou para dizer que os projetos de finanças, saúde e supply chain têm se destacado com o uso da plataforma Hyperledger.
O primeiro painel teve moderação de Bernardo Madeira, da Smartchains e participação de Gabriel Aleixo do ITS/Rio e A StarLabs; Percival Lucena, da IBM Research Brasil; Courtney Guimarães, Mar Ventures e Fernando Lemos, da Oracle. Os participantes destacaram que a tecnologia blockchain terá o mesmo impacto que a internet teve no mundo e muitos deles falaram sobre a importância da formação dos desenvolvedores para atuarem no mercado de trabalho de blockchain, pois esta tecnologia deve gerar uma forte demanda nos próximos três anos para desenvolvimento de redes permissionadas na transformação digital das empresas.
Depois do debate, veio o painel técnico, muito aguardado pelos participantes. Os executivos da Sempre IT, Thiago Azevedo, CTO, e Evandro Franco, líder técnico de blockchain, apresentaram na prática como construir um blockchain em Fabric, simulando ao vivo para a plateia como construir uma blockchain privada e o desenvolvimento de um smart contract, baseada no Hyperledger Fabric e quais são os desafios e considerações durante o desenho da solução. A Sempre IT fez um tutorial básico Hyperledger no YouTube.
Após os painéis, houve um momento de networking entre os participantes e painelistas. As apresentações e vídeo da aula serão disponibilizadas no MeetUp da Hyperledger.
Sobre a Sempre IT
Consultoria brasileira de tecnologias disruptivas, focada em Transformação Digital. Com sede em São Paulo, a Sempre IT foi criada por especialistas em TI do setor financeiro e seguros. É a parceira pioneira no Brasil da Hyperledger no desenvolvimento de soluções de blockchain privada. Atua na habilitação e aceleração no processo de adoção de TI Bimodal, guia e implantação de soluções Cloud Services e práticas de DevOps. Para saber mais, visite Sempreit.com.br
 
Sobre Hyperledger
A Hyperledger é um esforço colaborativo de código aberto criado para o avanço das tecnologias de blockchain das inter-indústrias. É uma colaboração global, incluindo líderes de finanças, bancos, Internet das Coisas, cadeia de suprimentos, manufatura e Tecnologia. A Fundação Linux hospeda a Hyperledger. Para saber mais, visite: https://www.hyperledger.org/.