TESTE2 Stefanini Scala oferece consultoria e comercialização de licenciamento de software IBM BPM para CCEE - Brasscom

Projeto define arquitetura de referência para projetos BPM, determinando o escopo
de atuação de cada camada e limites de comunicação com suas interfaces

São Paulo, março de 2017 – A Stefanini Scala, coligada do Grupo Stefanini que nasceu da fusão da VANguard com a Scala IT, intensifica a comercialização e serviços de consultoria relacionados ao licenciamento de softwares IBM, como as ferramentas da suíte IBM BPM. O objetivo é definir uma arquitetura única de referência para projetos de BPM e guias de boas práticas de implementação, a fim de padronizar seus próximos projetos e adequá-los às boas práticas utilizadas pelo mercado.
“Desde 2011, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, entidade responsável por gerir o mercado de compra e venda de energia elétrica no Brasil, vem automatizando processos core de negócio com o apoio da ferramenta IBM BPM, alavancando importantes ganhos de agilidade e produtividade para seus colaboradores e para as empresas que operam no mercado de energia. Em 2016, a CCEE contratou a Stefanini Scala para apoiá-la na execução do projeto de Arquitetura de Referência de BPM que contemplou, dentre outros, a elaboração de uma metodologia mais específica para projeto BPM e a documentação das melhores práticas para direcionar o desenvolvimento de novas soluções”, conta Roberto Ameriot, diretor comercial da Stefanini Scala.
O projeto teve duração de oito meses, com o envolvimento ativo das equipes de TI e das áreas de negócio no diagnóstico da situação atual e na proposição do estado futuro da arquitetura em um horizonte de 3 anos. A iniciativa incluiu a definição de diretrizes de desenvolvimento, elaboração de padrões arquiteturais, detalhamento da metodologia de trabalho, elaboração de templates de documentos e a formalização dos processos de governança para projetos de BPM.
A CCEE e a Stefanini Scala analisaram em detalhes as oportunidades de melhoria na utilização da ferramenta, determinando mudanças importantes de abordagem tecnológica como a especialização da plataforma para a gestão do fluxo de processos e o enriquecimento da interação do usuário com a integração do BPM ao componente global de User Experience da CCEE. “A Stefanini Scala aportou uma equipe técnica experiente, com grande capacidade técnica e comprometida com os objetivos da CCEE, assegurando o valor agregado que buscávamos quando decidimos pela sua contratação”, afirma Dario Almeida, Gerente Executivo de Arquitetura de Sistemas da CCEE.
Além disso, a Stefanini Scala realizou também a análise da infraestrutura disponível de BPM, avaliando a sua capacidade para suportar novos projetos, determinou guias de boas práticas de implementação e elaborou o roadmap de atividades para viabilização desta nova arquitetura.
Desse modo, o projeto estabeleceu um novo padrão de desenvolvimento, segregou as responsabilidades de cada tecnologia em uma arquitetura complexa e definiu uma metodologia específica para os projetos com os acordos gerados entre as áreas envolvidas e a documentação do produto entregue.
“Esse foi um projeto desafiador dada a amplitude do escopo e a alta especialização requerida, mas a parceria entre a CCEE e a Stefanini Scala funcionou muito bem. Os objetivos do projeto foram alcançados e os produtos entregues, de alta qualidade técnica, vêm beneficiando de forma concreta os processos de desenvolvimento, manutenção e operação da nossa plataforma de BPM”, finaliza Almeida.
Sobre a Stefanini Scala (http://scalait.com/):
A Stefanini Scala é fruto da fusão da Stefanini VANguard, especializada em governança de TI, segurança e Service Management, com a Scala IT, um dos principais parceiros da IBM em software. A expectativa do Grupo é que a nova empresa se torne um dos maiores parceiros da IBM no mundo.
Sobre a Stefanini:
A Stefanini (www.stefanini.com) é uma multinacional brasileira com 30 anos de atuação no setor de Serviços em TI. Totalmente verticalizada por segmento de indústrias, a consultoria possui grande expertise no mercado financeiro (atende as dez maiores instituições financeiras do País), telecomunicações, seguradoras e setor público. Presente em 39 países, sua oferta de serviços abrange Consultoria, Integração, Desenvolvimento de Soluções e Outsourcing para Aplicativos e Infraestrutura; e ainda BPO para processos de negócios. Reconhecida mundialmente, a Stefanini está entre as 100 maiores empresas de TI do mundo (BBC News) e foi apontada como a quinta empresa transnacional mais internacionalizada, segundo ranking da Fundação Dom Cabral divulgado em 2016.
Informações para Imprensa
DFREIRE Comunicação e Negócios
Tel.(11) 5105-7171
Luciana Abritta | lucianaabritta@dfreire.com.br
Diana Carvalho | diana@dfreire.com.br
Beatriz Silva | beatriz@dfreire.com.br
Sobre a CCEE
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE (www.ccee.org.br) é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia – no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo – por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo).
Mais informações
Grupo CDI – Comunicação e Marketing
Atendimento
Daniel Serpa | (11) 3817-8008 | daniel.serpa@cdicom.com.br
Maíra Araújo | (11) 3817-7964 | maira@cdicom.com.br
Stefanini