Como os jovens que almejam seguir carreira na área tecnológica estão se preparando

Por Colégio Integrado

A pandemia acelerou os processos tecnológicos de todas as áreas: de um dia para o outro, as estruturas das escolas foram para as plataformas online, os escritórios migraram para os notebooks. Logo, todas as empresas precisaram se adequar rapidamente. Há alguns anos, especulava-se sobre as novas tecnologias e como o mundo mudaria drasticamente com essas ferramentas. Hoje, a realidade que só existia em histórias de ficção científica, está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas.

Por trás de tudo isso, existe uma categoria que está sendo muito requisitada: os profissionais da tecnologia da informação. Levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) apontou que a procura por profissionais na área de TI será de 420 mil pessoas, até 2024, no país. Porém, hoje, segundo a entidade, o Brasil forma 46 mil profissionais com perfil tecnológico por ano.

De olho nesse mercado, jovens da geração Z, que já nasceram na era digital e possuem expectativa na carreira focada em experiências, se preparam para desbravar essa área tão importante. Cursando o segundo ano do ensino médio no Colégio Integrado, Rafael Soares Albernaz relata que a paixão por games foi um dos fatores determinantes para escolha da futura profissão.

“Eu sempre tive muito contato com a tecnologia, gosto bastante de jogos, tenho celular e vídeo game em casa. Sobre a profissão que quero seguir, sempre pensei na área da tecnologia para seguir carreira, acredito que o mercado é muito promissor. Somos de uma geração que tem muita facilidade com esses recursos, tanto é que quando as aulas se tornaram totalmente online, eu me adaptei muito fácil”, explica.

Rafael relata que pesquisou sobre a futura profissão e para seguir carreira na área tecnológica, elenca as principais características. “É preciso ser bom em matemática e inglês, além de raciocínio lógico”, declara. E a matemática foi um ponto de ligação para que o estudante do segundo ano do ensino do médio do Colégio Integrado, Wellington Felipe, também começasse a pensar a prestar vestibular para algum curso de tecnologia.

“Seguir carreira na área tecnológica é uma das opções, já que eu gosto muito de tecnologia e tenho bastante facilidade com os números. Quando dividi essa vontade com a minha família, recebi apoio desde o início. Os meus pais observaram a facilidade que eu tenho com matemática, além de o mercado de trabalho ser muito inovador e necessário nos dias atuais e com certeza pelos próximos anos”.

Como se preparar
O professor de matemática do ensino médio do Colégio Integrado, Rodolfo Cavalcante Pinheiro, explica que a área de exatas é imprescindível para quem quer seguir carreira na área tecnológica. “A principal dica no estudo é o processo de repetição. O aluno deve praticar bastante, resolver muitos exercícios e, assim, aprimorar várias técnicas de resolução de exercícios. A rotina de estudos deve ser focada no aprofundamento da área específica do seu curso e na resolução de provas específicas da área e da universidade escolhida”, explica.

Rodolfo destaca que tem percebido um aumento de estudantes que decidem prestar vestibular para a área da tecnologia. “Com o avanço das tecnologias e com a maior acessibilidade que a internet tem trazido, muitos são os alunos que estão despertando o interesse para essa área. O perfil de aluno que busca a área de tecnologia é marcado pela facilidade parcial em exatas e com muita prática na área tecnológica, jogos e robótica”.

Profissional de TI — Foto: Acervo
 
Fonte: G1
Link: https://g1.globo.com/go/goias/especial-publicitario/colegio-integrado/o-futuro-e-integrado/noticia/2021/01/13/procura-por-profissionais-de-ti-sera-de-420-mil-pessoas-ate-2024-e-o-brasil-forma-apenas-46-mil-por-ano.ghtml