A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e o SERPRO, Serviço Federal de Processamento de Dados, promoveram na última quinta-feira, 01, o 1º Seminário de Governo Digital e o Setor de TIC.
O evento, que ocorreu em Brasília, teve como objetivo discutir como poderá ser aprimorada a transformação digital no Brasil e quais os impactos disso para a gestão pública.
“Esse evento é uma proposta inovadora e uma oportunidade para discutir, em todos os níveis, questões relevantes sobre governo digital, com foco no cidadão”, diz Glória Guimarães, Presidente do SERPRO, que ressaltou também a importância da tecnologia para serviços ao cidadão. “Esse governo digital só é construído em conjunto com os órgãos de controle, com a indústria de TI e as instituições que definem as políticas e diretrizes da área”, complementa.
Sergio Paulo Gallindo, Presidente Executivo da Brasscom, também ressaltou pontos importantes, como a parceria que deve existir entre os setores público e privado. “A colaboração e a parceria entre os agentes privados e o Estado brasileiro é que vão, de fato, gerar e potencializar essa grande riqueza que ainda temos para descobrir com a aplicação dessas novas tendências tecnológicas. A parceria entre o poder público e a iniciativa privada faz romper barreiras e traz uma inovação efetivamente importante para a vida de todos, evoluindo toda a sociedade”, afirma.
Contando mais de 50 participantes, o evento contou com a presença de influentes representantes do Governo Federal e de empresas públicas e privadas do setor de tecnologia, debatendo questões acerca dos modelos de contratação de software, marcos legais estruturantes, big data, inteligência artificial, dentre outros.

Sergio Paulo Gallindo, Presidente da Brasscom e Glória Guimarães, Presidente da SERPRO na Abertura do Evento


 

Sergio Paulo Gallindo apresentando alguns dados do setor de TIC


 

Painel 1 – Marcos Legais atuais x Marcos Legais “futuros” no setor de TIC, com a presença de Jeovani Salomão, Presidente da Assespro Nacional, Sec. Márcio Braz, Sefti, Tribunal de Contas da União e Delfino Souza, Vice-Presidente, Public Sector, Capgemini


 

Painel 2 – Modelos de contração de software: fábrica de software sob encomenda; software livre; software licenciado; Software as a Service (SaaS); retrocessão; com a presença de “Sec. Adj. Wagney Schunck de Godoy, STI/MPDG, Sergio Paulo Gallindo, Presidente Executivo, Brasscom e Fernando Faria, Líder para as práticas do Setor público, Saúde e Educação – SAP América Latina”


 

Painel 3 – Transformação Digital e Dados Governamentais: Inteligência Artificial, Big data, abertura e valorização de dados de governo; “Sylvio Cezar Koury Musolino Filho, Gerente de Projeto da Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, Roberto Aran, Head Digital, Resource, Adriano Amaral, Evangelista Bigdata e Advanced Analytics Setor Público, Oracle e Carlos Tunes Sá Correia, Cognitive Solutions Executive – Latin America, IBM


 
Brasscom

Insira seu nome e e-mail para visualização dos downloads