Um levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Brasscom, mostra que 50% das empresas sofrem impacto moderado ou muito alto da inadimplência dos clientes – enquanto outras 43% indicaram que houve impacto, mas ainda baixo.
A pesquisa, realizada entre os associados da entidade e encerrada em 16/4, indica que ainda assim há alguma folga de caixa para manter os compromissos assumidos por pelo menos três meses pela maior parte (75,8%) das empresas entrevistadas.
Até por isso, a grande maioria delas não têm intenções de demitir por conta dos efeitos da pandemia de coronavírus – apenas 3,45% indicaram essa possibilidade – enquanto 41,3% não têm planos de demitir e outros 10,3%, ao contrário, programa novas contratações.
Mesmo assim, é sensível a simpatia por mecanismos facilitados por conta da pandemia, especialmente a redução de jornada e salários, o gerenciamento das férias, a suspensão dos contratos, banco de horas, licenças sem remuneração e redução de benefícios como vales refeição e transporte.
No caso do setor de TI, porém, é especialmente significativa a adesão a ferramentas de trabalho remoto. Nada menos que 44,8% das empresas indicaram 100% dos empregados em teletrabalho, enquanto em outras 48,2% esse regime alcança mais de 75% dos funcionários.
Fonte: Convergência Digital
https://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=53459&sid=5