Por: Marco Santos presidente da GFT para o Brasil e América Latina
Nas últimas décadas os países têm cada vez mais se preocupado com a inovação de suas áreas de Tecnologia da Informação. O Índice de Inovação Global (GII, na sigla em inglês) de 2019 listou os 20 principais países que investem em tecnologia. Os cinco primeiros são Suíça, Suécia, Estados Unidos, Países Baixos e Reino Unido.
Em sua 12ª edição, o GII é um padrão global que mensura as atividades que promovem o desenvolvimento econômico e social de 129 nações, com base em 80 indicadores que vão desde medidas em investimento de pesquisa e desenvolvimento até a criação de aplicativos para smartphones e a exportação de alta tecnologia.
A Suíça, nação que ocupou o primeiro lugar no Índice de Inovação Global, foi a primeira do mundo a aceitar bitcoins para pagamentos em serviços público, por exemplo. O país também conta com o renomado pólo de tecnologia, conhecido como Crypto Valley, que concentra empresas focadas em tecnologia para o sistema financeiro, algoritmos criptografados e certificados digitais, além de ter importantes e reconhecidas universidades e mão de obra qualificada.
O Brasil ficou na 66ª posição global no ano passado. Mesmo com essa colocação, é ainda o único país da América Latina ter clusters de ciência e tecnologia classificados entre os 100 primeiros do mundo.
Insira seu nome e e-mail para visualização dos downloads
A Brasscom utiliza cookies para armazenar, no navegador ou dispositivo do Titular de Interesse, arquivos de texto gerados com a finalidade de coletar dados essenciais para o funcionamento do site da Associação e para aferir métricas de acesso. A Brasscom não compartilha esses dados com terceiros além daqueles responsáveis pelos próprios cookies. Para saber mais, visite nossa Política de Dados Pessoais