Com apoio da Brasscom, Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) apresenta proposta para uma Estratégia de Brasil Digital
Na manhã desta quarta-feira, 24/04, a Comissão de Tecnologia, Inovação e Transformação Digital (CTITD) do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o “Conselhão”, realizou um Workshop de lançamento da proposta do Plano Brasil Digital 2030+. Durante o encontro, Laércio Cosentino, Fundador e Presidente do Conselho de Administração da TOTVS, Presidente do Conselho da Brasscom e membro do CDESS, juntamente com Gloria Guimarães, membro do CDESS, conduziram a apresentação e a discussão do plano, que está centrado no impulsionamento do desenvolvimento uso das tecnologias digitais no Brasil, visando reduzir a desigualdade social, fortalecer o crescimento do PIB com sustentabilidade e aumentar a relevância do país no cenário internacional.
O Secretário-Executivo do CDESS, Paulo Pereira, esteve presente e destacou que o Brasil precisa de um plano de transformação digital e que este é o caminho correto a seguir. O plano proposto possui 6 pilares: Infraestrutura para a Transformação Digital; Tecnologias Estratégicas; Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação; Educação & Capacitação Digital; Inclusão Social & Digital; e Ambiente de Negócios.
A confecção do Plano Brasil Digital 2030+ foi liderada pelo “Conselhão” e organizada pela Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais, contando com o apoio da ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software. A Oliver Wyman, consultoria internacional com expertise na elaboração de planos semelhantes para outros países, foi contratada pela Brasscom para sistematizar e materializar as contribuições recebidas de diversas entidades setoriais e do governo, que também colaboraram com a iniciativa.
Para Laércio Cosentino, “Essas iniciativas devem transpassar o setor de TI e colaborar como um plano de governo e da sociedade civil. Afinal, o Brasil tem características únicas, como uma população interna ampla e diversificada, propulsora de soluções digitais em grande escala; estabilidade política, democracia sólida e localização estratégica para parcerias globais”, lembrou.
Um dos destaques do Workshop foi o consenso dos participantes sobre a necessidade de se estabelecer esse plano estratégico para o país com uma liderança nacional e coordenação forte e intensiva, o que corrobora com a premissa fundamental da proposta de que o desenho e o acompanhamento da execução da estratégia sejam feitos de forma articulada entre governo, setor privado, academia, instituições de ensino e de pesquisa e terceiro setor, entre outros.
Affonso Nina, Presidente Executivo da Brasscom, entende que o Brasil perdeu, nas últimas décadas e por diversas vezes, as oportunidades de se estruturar para ser um país líder no mercado global das Tecnologias Digitais, e que “uma visão de longo prazo, com um plano bem articulado por todos os atores, é a solução para permitir que os desenvolvimentos tecnológicos no Brasil sejam referências globais de inovação e excelência.”
No workshop, estiveram presentes: Paulo Henrique Rodrigues Pereira, Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável do CDES/SRI/PR; Verena Hitner, Secretária Executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI); Laércio Cosentino, Fundador e Presidente do Conselho de Administração da TOTVS, Presidente do Conselho da Brasscom e membro do CDESS; Atilio Rulli, Vice Presidente de Relações Públicas da Huawei Brasil, membro do Conselho Fiscal da Brasscom e membro do CDESS; Gloria Guimarães, membro do CDESS; Affonso Nina, Presidente Executivo da Brasscom e Conselheiro do CNDI; Paulo Milliet Roque, Presidente da ABES, além de diversos membros do CDESS, representantes de diversas empresas associadas à Brasscom e à ABES, e representantes de entidades governamentais e empresariais envolvidas no processo de discussão que levou à elaboração da proposta.
Como parte dos próximos passos, o Plano Brasil Digital 2030+ deverá ser encaminhado pelo “Conselhão” ao Presidente da República, para apreciação. Clique no link e acesse o material do workshop na íntegra.
Sobre a Brasscom
A Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais – é uma entidade sem fins lucrativos de representatividade nacional que congrega dezenas das maiores, mais dinâmicas e inovadoras empresas de TIC e de Tecnologias Digitais. A Brasscom atua para defender e promover o crescimento e desenvolvimento do mercado interno e externo das empresas do setor de TIC.