O mercado de TI (Tecnologia da Informação) é um dos poucos que cresce mesmo com a crise brasileira. Um estudo da IDC Brasil aponta que o setor deve fechar 2017 com um crescimento de 2,5%, gerando maior demanda por projetos. Tudo isso é bom, não fosse pelo fato de que selecionar bons profissionais desse segmento é uma tarefa demorada, burocrática e que exige esforço e gastos por parte da área de Recursos Humanos das empresas, que buscam em consultorias a saída para solucionar essas questões.Diante da transformação digital, crescem o número de profissionais e oportunidades do setor de TI. Segundo o estudo “The Network Skills in Latin America”, encomendado pela Cisco, até 2019, a demanda por profissionais de TI deve superar a oferta de empregos, impondo um desafio ao mercado de recrutamento e seleção desses profissionais, que precisa se adaptar às necessidades do contratante e entender as habilidades do candidato. E é exatamente aí que está o problema.
“As consultorias atuais não validam tecnicamente os candidatos apresentados, deixando esse retrabalho [que gera custo e tempo] para o cliente, então, qual é o trabalho da consultoria? Apenas enviar currículos?”, reflete Gabriel Silva, CEO da One Choice Consulting http://www.onechoice.com.br, empresa de seleção e recrutamento que aposta no diferencial de apresentar candidatos que realmente saibam desenvolver a linguagem técnica exigida para a vaga do cliente.
Ao garantir tecnicamente a capacidade de um candidato, submetido a rigorosos testes, a empresa, criada em 2017 e que já tem garantido, até o final do ano, o faturamento de R$ 1 milhão, chegou com o objetivo de inovar no mercado de seleção de profissionais de TI. “Só cobramos dos nossos clientes se o profissional indicado for contratado”, ressalta Gabriel, que, aos 31 anos, criou a empresa com o sócio Mike Souza, de 35.
Responsável por 8% do Produto Interno Bruto do Brasil, o setor de TI emprega cerca de 1,5 milhão de pessoas segundo dados da Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), mas a demora nos processos seletivos – que podem levar até meses – e a ausência de ferramentas mais precisas de avaliação técnica e comportamental ainda são um problema.
“Além de garantirmos que o candidato é bom tecnicamente, ainda damos uma semana de testes para o cliente”, diz o CEO da One Choice Consulting, que, ao adotar essa postura, trabalha para viabilizar que o candidato ideal seja contratado em até um dia. “Temos parcerias com as melhores empresas de análise comportamental e técnica disponíveis no mercado e, por isso, garantimos o melhor profissional”, explica.
Com essa novidade, a empresa que estiver em busca de profissionais de TI pode, além de submeter seus próprios testes na plataforma da One Choice, que possui sistemas antifraude, entrar em contato direto com o candidato. “Apenas 30% dos profissionais são aprovados”, explica o executivo, que aposta na expansão do setor para aumentar cada vez mais a demanda por profissionais de ponta.
Website: http://www.onechoice.com.br
Exame