Governo, empresas e terceiro setor investem na formação de jovens para a tecnologia da informação

Governo, empresas e terceiro setor investem na formação de jovens para a tecnologia da informação

Governo, empresas e o terceiro setor estão investindo na formação de mão-de-obra em tecnologia da informação. O motivo é que sobram vagas e falta mão de obra qualificada A Associação de Empresas de Tecnologia, Informação e Comunicações calcula que, até 2025, 540 mil vagas serão abertas.

“Estamos falando de vagas qualificadas, com salários em torno de duas vezes meia até 3 vezes maior do que o salário médio nacional. E hoje, claramente, o Brasil tem uma deficiência, uma falta de formação de pessoas com essa qualificação e que a gente tem trabalhado é justamente no sentido de desenvolver mais a formação de talentos para suprir essas vagas que o Brasil tanto precisa”, explica Affonso Nina, presidente-executivo da Brasscom.

Maria Aparecida Pereira levou o filho para um estande numa estação do metrô, em São Paulo, para tentar uma vaga num curso de tecnologia de informação do governo estadual. “É uma boa carreira”, diz.

Os cursos são à distância e possuem 123 mil vagas. Todas pessoas dentro do estado de SP, que são moradores, podem participar. O objetivo deste programa é formar profissionais nas áreas em que falta mão de obra qualificada.

Pensando na crescente demanda por mão de obra qualificada, uma empresa de tecnologia se antecipou e criou um projeto educacional gratuito. O objetivo é formar 100 mil profissionais na área de TI nos próximos dois anos no Brasil.

O curso é on-line e não precisa ter experiência na área de tecnologia de informação para se inscrever.

“A gente tem buscado trabalhar com ONG ou governo trazendo os estudantes para nós e o final o que a gente pretende é conectar esses estudantes com o mercado de trabalho através de feiras de trabalhos que nós vamos promover ao longo do curso”, diz Flávia Freitas, líder de responsabilidade social corporativa/IBM.

Veja a reportagem completa no vídeo acima.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!