O diili é uma solução da Embraco em parceria com a CI&T. A plataforma IoT, com tecnologia 100% brasileira, é pioneira ao conectar refrigeradores à internet para coletar dados nos pontos de vendas (PDVs). A partir da inteligência gerada pela plataforma, é possível, entre outras coisas, aumentar as vendas em até 15%; reduzir os gastos com manutenção em 10% e diminuir o custo com energia em 15%.
Na era da transformação digital, a coleta de informações por meio de objetos conectados cresce exponencialmente. A estimativa é de que 30,7 bilhões de dispositivos (IoT) estejam conectados até 2020 e 75,4 bilhões em 2025, segundo projeções da consultoria IHS Markit. Inovações nessa área estão sendo alvo das estratégias de marketing das empresas interessadas no comportamento de seus consumidores, nas condições e reposições de seus produtos nos pontos de vendas (PDVs), como também na entrega de ofertas customizadas.
A Embraco, multinacional com foco em soluções inovadoras para refrigeração e sempre com foco em seus clientes, identificou a oportunidade de desenvolver um novo negócio que faz uso da Internet das Coisas (IoT) como base tecnológica, para gerar valor às marcas de bebidas e alimentos. Assim, a Embraco desenvolveu um controle eletrônico próprio para aplicações de IoT, sensores e conectividade que permitem que freezers e refrigeradores das marcas coletem dados e enviem para a nuvem, onde o conhecimento da Embraco é aplicado para a criação de inteligência que retorna aos clientes em forma de serviços. A CI&T em parceria com a Embraco, desenvolveu trabalhos de arquitetura em nuvem e interfaces de web e aplicativo.
Chamado de diili (Data Information Insight Learning Intelligence), a plataforma ajuda as marcas de bebidas e alimentos refrigerados na gestão efetiva da performance de seus freezers e geladeiras comerciais nos PDVs. Com o dilli, é possível reunir informações sobre os gastos de energia e temperatura dos refrigeradores e obter notificações sobre as condições técnicas dos aparelhos – por exemplo, se estão desligados ou pararam de funcionar por algum motivo. Mais do que isso, é possível rastrear as geladeiras e freezers, e até registrar qualquer tipo de interação que ocorreu com os produtos expostos dentro deles. O diili oferece ainda um ranking com geolocalização e dados dos estabelecimentos onde estão os refrigeradores, apresentando a performance de vendas de cada um deles e o potencial de saída de produtos, prevendo-se reposições e evitando assim a ruptura no PDV.
Com sua experiência reconhecida em projetos de IoT, UX e mobile, e competências na adoção da filosofia Lean aplicada ao mundo digital, a CI&T trabalhou com a Embraco na criação do diili, que se tornou um novo modelo de negócio e oferece uma camada de inteligência e valor superiores aos clientes da fabricante. “Em poucas semanas, desenvolvemos para o diili um aplicativo integrado com a solução de arquitetura IoT da Amazon Web Services (AWS), que coleta informações através dos sensores e câmeras instalados e disponibiliza em tempo real a inteligência gerada com três visões: gerencial, tática e operacional. A solução é mais um passo disruptivo para a imersão das marcas no universo digital, de forma que possam identificar novas oportunidades para suas ações de marketing nos pontos de vendas e até realizar melhorias constantes no ciclo de vida de seus produtos”, destacou Mauro Oliveira, vice-presidente para o Brasil e América Latina da CI&T.
“O conceito de Open Innovation utilizado pela Embraco permitiu acessar competências complementares da CI&T que não tínhamos na companhia a fim de acelerar a entrega da solução que revoluciona a gestão dos produtos nos pontos de vendas. O diili é um grande aliado das marcas porque possibilita a elas a adoção de estratégias assertivas para aumentar as vendas e reduzir custos operacionais. A partir da inteligência gerada pela plataforma, é possível, entre outras coisas, aumentar as vendas em até 15%; reduzir os gastos com manutenção em 10% e diminuir o custo com energia em 15%. Todos esses ganhos podem ser multiplicados por dezenas, centenas e até milhares de equipamentos espalhados em campo, um exemplo real de inovação que agrega valor e traz resultados efetivos ao cliente”, reforça o vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento e Novos Negócios da Embraco, Eduardo Andrade, lembrando que o diili, assim como outros recursos e processos adotados pela companhia, fazem parte da jornada de transformação digital.
A solução pode ser instalada em qualquer refrigerador comercial disponível no mercado, por meio de um processo desenvolvido pela própria Embraco que converte o equipamento convencional em um inteligente.
Sobre a Embraco
A Embraco é uma multinacional com foco em soluções inovadoras para refrigeração, sempre com foco em seus clientes. Com atuação global e capacidade anual de produção de 40 milhões de compressores herméticos, a companhia detém cerca de 1.700 patentes depositadas vigentes e oferece soluções que se diferenciam pela inovação e pelo baixo consumo de energia. A Embraco emprega diretamente 11 mil funcionários em todo o mundo, conta com 11 unidades de negócio sediadas no Brasil, China, Itália, México, Eslováquia, EUA e Rússia, e está presente em mais de 80 países. Para saber mais sobre a Embraco acesse www.embraco.com
Sobre a CI&T
CI&T é a parceira na transformação digital das marcas mais valiosas do mundo. É pioneira na aplicação de Design Thinking e tecnologias avançadas como Machine Learning, Inteligência Artificial (AI), Analytics, Cloud e Mobility. Ao longo dos últimos 20 anos, a multinacional brasileira tem sido eleita para resolver desafios complexos, acumulando expertise para acelerar a Transformação Digital de grandes líderes do mercado por meio do LEAN DIGITAL – que torna consistentes as mudanças culturais e de processos. Também reúne competências que combinam estratégias de marketing digital às de tecnologia. Possui mais de 2.500 colaboradores, incluindo estrategistas de negócios digitais, designers e engenheiros nos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Austrália, Japão e China. Para mais informações sobre a CI&T, acesse: www.ciandt.com.