Agile Trends é um dos principais reconhecimentos às empresas que praticam agilidade no Brasil e obtêm resultados consistentes. Caso de transformação digital da Raízen, em parceria com a CI&T, venceu na categoria Ágil além da TI – Nível Enterprise. Redução de 35 horas mensais nas operações de carregamento dos caminhões nas entradas dos 68 terminais da Raízen e de 47% das ligações de motoristas em sua central estão entre os resultados
A Raízen, uma das empresas de energia integrada mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, conquistou recentemente o prêmio Agile Trends 2019. A companhia foi vencedora na categoria “Ágil além da TI – Nível Enterprise“, com seu caso de sucesso de transformação digital, em parceria com a CI&T – multinacional brasileira com presença global e especializada na transformação digital de grandes marcas.
O prêmio Agile Trends é um dos principais reconhecimentos às empresas que praticam agilidade no Brasil e obtêm resultados consistentes. O caso de sucesso de transformação digital da Raízen traz os desafios da jornada da companhia em ser referência em inovação na cadeia de valor de energia, melhorando a experiência e otimizando o atendimento aos seus clientes com foco em elevar a qualidade, valor e velocidade de suas entregas.
Com times multidisciplinares e compostos por especialistas da Raízen e da CI&T, trabalhando lado a lado nessa transformação, nasceu o CSfácil, um app que facilita o dia a dia dos caminhoneiros, de clientes que possuem caminhões próprios e vão carregar combustível diariamente nos 68 terminais da companhia, por todo o Brasil. “Quando idealizamos o CSfácil, nossa meta era a de criar 10 novas funcionalidades. Com o aprendizado e apoio da CI&T, mapeamos as reais necessidades da jornada dos caminhoneiros. Analisamos os dados dos nossos clientes – nosso ponto focal – e a CI&T nos mostrou que ao selecionar apenas três principais funcionalidades, implementando-as com qualidade, poderíamos gerar um retorno maior para o negócio”, comentou Fábio Mota, vice-presidente da Raízen e head do Pulse.
O cliente no centro da transformação digital
O diferencial, neste contexto, está em justamente colocar o cliente no centro da transformação digital, para gerar produtos e experiências digitais com real valor para ele. Adicionalmente, é necessário agregar novas formas de pensar, indo além dos métodos e incluindo hipóteses e experimentações, lançando MVPs (Mínimo Produto Viável) no mercado em apenas três meses, com um objetivo único: melhorar a experiência dos clientes.
“O aplicativo CSFácil está ajudando o caminhoneiro a ser muito mais ágil e produtivo no seu dia a dia, especialmente na hora de realizar o carregamento. Por conta desse e de outros investimentos em inovação e novas tecnologias, a Raízen tem sido cada vez mais assertiva nas soluções para os nossos clientes, o que nos gera melhores resultados e uma experiência mais completa, que satisfazem nossos clientes” diz Fábio Mota, vice-presidente da Raízen e head do Pulse.
Para Fábio Mota, a combinação de estratégia, design, tecnologia e melhoria contínua certamente traz impacto consistente no negócio. Dentre os resultados dessa transformação, que vem sendo realizada com a CI&T, a Raízen reduziu o tempo de carregamento dos caminhões em seus 68 terminais de abastecimento por todo o país e o número de ligações de motoristas em sua central. E, desde então, vem habilitando mais times de negócios na metodologia Lean Agile, para que esses resultados de impacto sejam ainda mais constantes nas operações da companhia.
“Estamos muito orgulhosos pela Raízen, por mais esta grande conquista que traduz o sucesso e impactos do processo de transformação digital no seu negócio. A adoção de metodologias ágeis, combinadas com competências em design, estratégias guiadas por dados, além de práticas Lean com redução de desperdícios e ciclos curtos de aprendizado nos processos, estão entre os grandes diferenciais para essa conquista”, fala Marcelo Borborema, gerente sênior da CI&T.
Marcelo Trevisani, CMO da CI&T, destaca os impactos e crescimento exponencial que as grandes marcas, como a Raízen, podem obter com a transformação digital. “São empresas que vão além da tecnologia e apostam na mudança de cultura e mindset de suas equipes, para colocar o cliente no centro da sua transformação e entregar mais valor para ele. A tecnologia é um meio, não um fim”, comenta.
Sobre a Raízen
A Raízen é uma empresa integrada de energia que atua em todas as etapas do processo, desde o cultivo da cana, com a produção de açúcar, etanol e bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, tão essenciais no dia a dia das pessoas e dos negócios. Trabalha todos os dias para crescer e gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir do bagaço da cana.
Sobre a CI&T
A CI&T é agente de transformação digital para as marcas mais valiosas do mundo, gerando impacto de negócios comprovado em todos os projetos que lidera. Ao longo de toda sua trajetória, a multinacional brasileira – com presença nos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Canadá, Japão e China – tem sido eleita para resolver desafios complexos, acumulando expertise para acelerar a transformação de grandes líderes do mercado e fazê-las crescer. Por meio do Lean Digital, a CI&T desbloqueia todo o potencial das pessoas, da tecnologia e dos negócios em si. A companhia soma mais de 2.500 colaboradores, especialistas e pioneiros na aplicação de design e tecnologias avançadas, que trabalham em conjunto com os clientes para promover mudanças profundas e duradouras. Para mais informações sobre a CI&T, acesse: www.ciandt.com.
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