As restrições geradas pela pandemia exigiram que muitas empresas se adaptassem rápido ao processo de digitalização, já que a tecnologia se tornou a força motriz que regeu muitos mercados em 2021 e 2022. Todos os setores, seja a indústria, as escolas, o comércio, entre tantos outros, precisaram de ferramentas tecnológicas para continuarem competitivos e atenderem às novas demandas. E a TI teve um papel fundamental nesse processo.

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Hoje, o que mais vemos são companhias que não eram nada tecnológicas e passaram a se preocupar em ter uma estrutura de TI adequada, que entregue valor, tenha velocidade e seja compatível com os investimentos que foram feitos naquele período. É neste ponto que começam a surgir diversas questões para os executivos. Inclusive, se é mais vantajoso montar uma equipe interna ou terceirizar.

Para chegar a um denominador comum, o ideal é analisar o cenário da empresa, o que ela precisa e o investimento a ser realizado. Além disso, existem dois pontos fundamentais que devem ser levados em consideração. O primeiro deles refere-se à economia mundial, fortemente impactada pela Covid-19, pressão inflacionária, guerra na Ucrânia e suas implicações. O outro é a defasagem de profissionais de tecnologia.

Segundo uma pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), os empregos no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC – cresceram 14,4% em 2021. A média é mais do que o dobro do registrado nacionalmente quando comparado a outras áreas. No entanto, estima-se que o déficit de profissionais de TI deve chegar a 797 mil até 2025. A justificativa mais aceita é a de que o ritmo de formação não acompanha a crescente demanda do mercado.

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Nesse cenário, conseguir reter talentos pode se tornar uma maratona para as empresas que queiram montar um time de tecnologia interno. Um aspecto muito importante que muitas vezes é negligenciado por empresas não-Tech é que os profissionais de TI possuem uma expectativa de evolução de carreira e um requisito de aprendizado muito mais acelerado que o de outras. Assim, proporcionar condições de motivação e retenção para os colaboradores de TI é um tema muito complexo para elas, ainda mais se compararmos a outras áreas da empresa, tão ou mais importantes para seus negócios. Profissionais poderiam se frustrar ao ver colegas de TI receberem um tratamento diferenciado, inclusive. Dessa maneira, os executivos precisam analisar se vale realmente a pena investir em um setor de tecnologia interno.

Exemplo prático

Imagine uma empresa de varejo que tem um setor de TI interno. Essa empresa já tem vários desafios ligados ao seu core business, como transporte, logística, funcionários, manutenção, RH e etc. Ao assumir um time de tecnologia, que não faz parte da sua expertise, é bem provável que se perca dinheiro, tempo e qualidade. Esta empresa deveria estar focada apenas em suas vendas. Se algo começa a tirar a energia no que de fato importa, o executivo precisa observar e encontrar outro caminho.

A saída é investir na terceirização, já que empresas especializadas contam com profissionais de ponta, expertise em diferentes funções tecnológicas, com setor de RH dedicado a este mercado específico para trabalhar carreira e retenção de talentos.

Além disso, as companhias conseguem terceirizar apenas uma parte da área de tecnologia ou ainda contratar esses serviços por tempo determinado, por projeto ou até o desenvolvimento final de uma solução ou produto, se for o caso. Esta é uma tendência já anunciada e nos próximos anos veremos empresas dispostas e mais confiantes na terceirização.

Uma pesquisa da TIC Empresas, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), revela um aumento total ou parcial na adesão da terceirização da estrutura de tecnologia da informação (TI) no ambiente corporativo. O levantamento aponta uma aderência de 60% das pequenas empresas, 63% das médias e 67% das grandes.

Uma coisa é certa: a tecnologia mudou a maneira que consumimos, existimos e fazemos negócios. E nessa constante transformação, as empresas estão em uma verdadeira saga para oferecer seus produtos e serviços da melhor maneira. A terceirização é uma possibilidade para fazer com que essas companhias se mantenham competitivas e ganhem destaque no mercado, deixando o trabalho técnico para empresas especializadas no assunto.

Imagem destacada: Gorodenkoff/Shutterstock

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