A primeira edição global inteiramente online sobre smart cities chancelada pela Fira Barcelona será realizada no Brasil daqui um mês, nos dias 8 e 9 de dezembro. O Smart City Session – cujas inscrições já podem ser feitas – inaugura uma experiência totalmente nova no segmento. Além das palestras de especialistas em temas que brotaram da crise da pandemia e permitirão planejar o ano de 2021, o evento terá salas de discussão com os convidados, em que o público poderá seguir o debate e interagir com os speakers e demais participantes em ações de networking de negócios, matchmaking e reuniões.
O Session também servirá de avant-première para a realização da terceira edição do Smart City Expo Curitiba, em 2021. A edição presencial deste ano, que deveria reunir cerca de 10 mil pessoas, foi suspensa por causa da pandemia da Covid-19. “Os demais eventos de smart cities pelo mundo, também chancelados pela Fira Barcelona, tiveram formato híbrido entre o presencial e o digital, diante das limitações do isolamento social em cada país e cidade-sede. É com orgulho que assumimos a vanguarda da realização do primeiro evento do segmento que será uma experiência interativa feita 100% online. Será o segundo maior fórum sobre smart cities do mundo, nesse ano, atrás apenas do Smart City World Congress, de Barcelona”, comemora Beto Marcelino, sócio-fundador e diretor de relações governamentais da empresa brasileira iCities – que reuniu 5 mil pessoas em Curitiba em 2018 e 7 mil em 2019, durante dois dias de feira e congresso com especialistas do mundo inteiro.
O Smart City Session está baseado em quatro pilares temáticos relacionados ao cenário das cidades e soluções pós-pandemia: Felicidade e Bem Estar; Legado da Pandemia; Resiliência do Espaço Urbano; e Governança e Economia.
Entre os speakers confirmados estão o expert em cidades inteligentes, Renato de Castro, embaixador de Smart Cities no TM Fórum de Londres e do COR (Centro de Operações Rio), membro do conselho de diretores da Leading Cities de Boston e Conselheiro Sênior Voluntário na União Internacional de Telecomunicações (ITU) – a agência das Nações Unidas para a informação e telecomunicações; e o fundador do portal Mobilize Brasil, Ricky Ribeiro, membro da equipe de Sustentabilidade Corporativa da EY (Ernst & Young). Diagnosticado em 2008 com uma doença neurológica degenerativa, a esclerose lateral amiotrófica (ELA) lhe tirou todos os movimentos. Hoje, Ricky trabalha e se comunica por meio de um leitor óptico que interpreta os movimentos da pupila.