Ciclo de Conferências sobre Regulação de Plataformas

 

 

ATENÇÃO: MUDANÇA NAS DATAS DE REALIZAÇÃO!
ESTE EVENTO COMEÇARÁ AGORA A PARTIR DE 20 DE MAIO.
NOVAS DATAS: 20, 25 E 27/5.
O Ciclo de Conferências sobre Regulação de Plataformas, organizado pelo GT-Regulação de Plataformas do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br, será realizado nos dias 20, 25 e 27 de maio.
O evento tem como objetivos explorar a discussão sobre a natureza do poder das plataformas digitais e como o poder econômico dessas empresas se manifesta em diferentes campos como o político e o cultural. Busca ainda debater os modelos de negócios das plataformas e conhecer como as receitas dessas empresas são geradas nos distintos segmentos onde atuam. Além de promover a reflexão sobre modelos regulatórios no âmbito das grandes plataformas digitais e os impactos do antitruste para a inovação e competitividade.Serão quatro encontros com renomados especialistas que trarão à pauta experiências internacionais e modelos regulatórios viáveis. Todos os encontros serão transmitidos ao vivo em português, inglês e espanhol pelo canal do NIC.br no YouTube (https://www.youtube.com/nicbrvideos). Confira a programação:
20/05, às 16h
Os modelos de negócios das plataformas
Será abordado como as plataformas extraem valor de suas ferramentas e serviços, tendo como base o ranqueamento de resultados de busca, anúncios, publicidade direcionada, conteúdos, taxas de uso e outros aspectos. Também serão apresentadas as diferenças na geração de receita entre diversas plataformas.Palestrante: Daphne Keller (Stanford University)
Moderador: Luca Belli (CTS-FGV)Transmissão em: https://youtu.be/HuUbUpvnw2Y25/05, às 10h
Modelos de regulação e experiências internacionaisAqui serão apresentadas as diferentes visões sobre regulação, co-regulação e autorregulação. Em paralelo, serão apresentados casos internacionais envolvendo a regulação de plataformas com foco nas nuances que os diferenciam e por meio de uma perspectiva crítica.Painelistas:
Malavika Jayaram (Digital Asia Hub)
Jeremy West (OCDE)
Moderador: Carlos Affonso (UERJ e ITS Rio)Transmissão em: https://youtu.be/SnX-mADS8ck

27/05, às 11h
Os limites e possibilidades do antitruste no contexto das plataformas

Os mecanismos e limites da intervenção do Estado no mercado das plataformas e seus monopólios, bem como efeitos que essa intervenção pode gerar serão debatidos. Pretende-se por meio de uma abordagem teórica e prática de políticas de antitruste avaliar riscos e oportunidades no que se refere à inovação, o interesse público e mesmo os efeitos sociais de tais medidas.

Painelistas:
Hebert Hovenkamp (University of Pennsylvania)
Martín Becerra (Universidad Nacional de Quilmes e Universidad de Buenos Aires)
Moderador: Olavo Chinaglia (Chinaglia Oliveira Advogados)

Transmissão em:https://youtu.be/nYftl4rIHG8

 

27/05 às 14h
Regulando o poder das plataformas digitais

Este eixo introdutório debaterá a natureza do poder das plataformas analisando como o aspecto econômico está necessariamente relacionado a outros aspectos, como o político, o cultural e o social. O avanço das grandes plataformas digitais criou profundas assimetrias de poder, ameaçando processos democráticos, atribuições dos estados e direitos fundamentais. O objetivo é apresentar os desafios do ponto de vista regulatório no que se refere a mitigar tais assimetrias de poder.

Palestrante: Annabelle Gawer (University of Surrey)
Moderadora: Mariana Valente (InternetLab)