I Seminário Tecnologia Blockchain para Políticas Públicas

Blockchain é uma tecnologia que foi eclipsada pela principal aplicação que a utilizou: Bitcoin – um sistema de pagamento online descentralizado.

Enquanto a moeda virtual ganhava notoriedade principalmente pela evolução do seu valor em relação ao dólar, o Blockchain ganhou diversas outras implementações, mostrando a flexibilidade dessa tecnologia.

No que diz respeito às possíveis implementações dessa tecnologia visando melhorias nas políticas públicas é preciso realizar uma discussão mais abrangente para avaliar quais são de fato os benefícios e os riscos da adoção dessa tecnologia.

Objetivos:

A) Discutir com membros da sociedade, academia e empresas as possíveis aplicações do Blockchain para entender quais são as dificuldades enfrentadas pelos representantes do governo ao tentar incorporar essa tecnologia nas políticas públicas;
B) Criar um entendimento entre todos os presentes sobre as possibilidades e limitações dessa tecnologia. Será proposta a elaboração de um documento conjunto pelos palestrantes o qual será publicado posteriormente no site do CEST.