LegisTech for Democracy: Bússola Tech promove uma das maiores conferências sobre uso de tecnologia no legislativo, com a troca de experiências digitais entre mais de 30 Parlamentos de todo o mundo

A iniciativa da Bússola Tech promove, na semana da democracia, o “LegisTech for Democracy – 2ª Edição”, sua conferência online para debater a transformação digital nas Casas legislativas. O evento contará com a participação de diferentes organizações denominadas como “LegisTech” de diversos países, assim como com mais de 30 parlamentos ao redor do mundo. Representando o Brasil estarão entidades como: Senado Federal e Interlegis, Câmara dos Deputados e entidades do legislativo subnacional como as Assembleias Legislativas de São Paulo e Minas Gerais e a Câmara Municipal de São Paulo, por exemplo.

A modernização institucional e a transformação digital são processos que foram acelerados pela pandemia e tem como uma de suas definições a integração das tecnologias digitais pelas organizações e seu impacto na sociedade.

O poder e as possibilidades das plataformas digitais, a Internet das Coisas, a computação em nuvem e a inteligência artificial mostraram-se ainda mais úteis para a continuidade do Parlamento e, complementarmente, estas instituições mostram a sua liderança e inovação ao trazerem estas ferramentas como aliadas para melhorar as suas atividades. Parlamentos subnacionais e legislaturas em todo o mundo provaram o conceito de que as legislaturas podem redesenhar seu processo interno para garantir a continuidade institucional e melhorar a eficácia do processo legislativo. Parlamentos em todo o mundo estão cientes desse processo e da nova economia digital.

Diversas Casas Legislativas adotaram suas estratégias de transformação digital e é possível observar diferentes casos em que essas estratégias impactaram positivamente não só a própria Casa, mas a atividade legislativa e suas entregas à sociedade como um todo, o que impactou a transparência parlamentar, a sociedade, a competitividade de países e economias globalmente.

Observando esse movimento, entre os dias 13 e 15 de Setembro, a Bússola Tech realizará a segunda edição de sua tradicional conferência denominada “LegisTech for Democracy (LegisTech pela Democracia)”, em formato virtual, que reúne especialistas de mais de 30 parlamentos e organizações para falar sobre a agenda de transformação digital no legislativo, conhecida como “LegisTech”, designação criada pela Bússola Tech em 2018. O LegisTech for Democracy visa fortalecer uma comunidade global para a transformação digital do Poder Legislativo.

O evento internacional de 30 horas está dividido em 3 dias e é destinado à comunidade legislativa, que reúne servidores públicos, parlamentares e suas equipes, empreendedores privados da área LegisTech e também pesquisadores da academia interessados no tema.

Os parlamentos participarão através da apresentações de painéis individuais e debates que irão explicar ao público os benefícios, desafios e adaptações feitas no campo da transformação digital no legislativo.

“LegisTech for Democracy tem um caráter inédito. Um número significativo de parlamentos nacionais se reunirá para compartilhar seus casos de transformação digital. Todos juntos contribuem para o aprimoramento da democracia”, comenta o CEO da Bússola Tech, Luis Kimaid.

Para quem ainda não conhece a Bússola Tech, ela é uma entidade global que atua na modernização institucional e transformação digital de casas legislativas nacionais e subnacionais em mais de 30 países. Sua comunidade é composta por servidores públicos dos parlamentos, parlamentares e suas equipes, assim como empreendedores privados da área LegisTech. O objetivo é promover a colaboração e a cooperação para a modernização legislativa e a transformação digital. Para isso, promovem a construção constante de conhecimento técnico sobre transformação digital aplicada à atividade legislativa.

Segundo a Bússola Tech, a promoção de um evento digital na Semana Internacional da Democracia visa reconhecer o trabalho das diferentes Casas e partilhar as suas experiências durante este período de transformação do seu processo legislativo.

O evento é aberto ao público e todos interessados podem se inscrever, receber as novidades e instruções para acessar o evento, através do link: https://bussola-tech.co/legistechfordemocracy/ o evento conta com painéis em português, inglês e espanhol.

Info

LegisTech for Democracy
Evento Online De 13 a 15 de Setembro
Site: https://bussola-tech.co/legistechfordemocracy/