Associação atuou do lançamento do novo material junto às entidades ABES e VDMA 

Apenas 37% das pequenas empresas brasileiras possuem políticas de segurança da informação. Esse dado é apresentado na “Cartilha de Cibersegurança – Um guia rápido para Micro e Pequenas Empresas (MPEs)”. Elaborada no âmbito do Diálogo Digital Brasil-Alemanha, a cartilha é uma iniciativa para conscientizar e orientar as MPEs sobre a importância da segurança cibernética e da proteção de dados. Além disso, o material contou com o apoio de entidades como a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom) e a Associação Alemã de Fabricação de Máquinas e Instalações Industriais (VDMA). 

A publicação está dividida em três seções. A primeira envolve uma autoavaliação de vulnerabilidade, permitindo aos leitores avaliar rapidamente o seu nível de exposição a ataques cibernéticos. A segunda parte contém medidas de mitigação de riscos que as MPEs podem adotar para melhorar os seus níveis de segurança. A seção final mostra como reagir após descobrir um incidente de segurança cibernética. 

Focada na importância de um ambiente digital seguro para as empresas e a sociedade, a Brasscom também faz parte do Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber), que visa orientar as ações do governo na temática da segurança cibernética do Brasil.  A representação é feita pela Suplente Ana Paula Bialer, que atua em parceria com a titular Natasha Nunes, da Conexis. 

No âmbito do CNCiber, três grupos de trabalho foram criados. O primeiro é destinado a atualizar a Estratégia Nacional de Cibersegurança (e-Ciber). Já o segundo, se propõe a discutir a criação de um órgão de governança, e o terceiro à coordenação internacional. Iniciativas como essa fazem parte de um dos pilares da Brasscom, visando sensibilizar a sociedade sobre a importância de ações para mitigar riscos cibernéticos e fomentar políticas públicas para uma maior segurança virtual. 

Clique aqui e acesse a Cartilha de Cibersegurança na íntegra