Voto Informado
A iniciativa Voto Informado interagiu com candidatos ao legislativo e ao executivo para promover as discussões em torno de temas afetos à tecnologia.
Acesse aqui o Plano de Governo para Acelerar a Transformação Digital.
Neste vídeo, conheça como políticas como a Desoneração da Folha e a Reforma Tributária podem estimular a competitividade e a Economia Digital, trazendo estímulos à inovação e ao desenvolvimento do Brasil. Saiba mais sobre as Propostas de Plano de Governo para Aceleração da Era Digital.
Confira no site da Brasscom as Propostas de Plano de Governo para a Aceleração da Era Digital:
Política Voto Informado
POLÍTICA DE VOTO INFORMADO
A presente política, adotada em 17 de junho de 2022, elaborada pela Brasscom,
Associação de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias
Digitais, objetiva esclarecer as diretrizes de comunicação para a iniciativa de Voto Informado, em
concordância com o Código de Ética Eleitoral da Brasscom.
A Brasscom concebeu uma estratégia do Voto Informado, uma iniciativa que busca,
através da interação com parlamentares, promover a discussão em torno de temas afetos à
tecnologia.
A estratégia promoverá debates públicos, em meios digitais, com candidatos e précandidatos sobre os temas referentes aos seus Objetos Sociais, observando a pluralidade política,
por decisão discricionária, fundamentada e não discriminatória.
Os potenciais participantes são convidados durante a realização de reuniões e agendas
comuns, tanto de forma presencial quanto online, além do disparo de e-mails para os gabinetes
de parlamentares com histórico de interações com a Brasscom – independentemente do
espectro político-partidário ao qual estejam alinhados.
Os candidatos à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal e ao Executivo serão ouvidos
quanto às suas visões e propostas relacionadas à área de Tecnologia da Informação e
Comunicações.
O Voto Informado não é considerado propaganda eleitoral, uma vez que não será
permitido o pedido explícito de voto ou expresso posicionamento em benefício ou em prejuízo de
determinada candidatura ou partido político.
Os vídeos serão gravados através de videoconferência, em um formato de bate-papo
entre o parlamentar e um agente da Brasscom – seja representante direto, liderança ou executivo
de uma das empresas associadas. A gravação será de meia hora e deverá ocorrer ao longo dos
meses que antecedem as convenções partidárias para definição dos candidatos, de acordo com a
agenda do político convidado. O serviço de transmissão online e gravação StreamYard será
utilizado para viabilizar a iniciativa.
Em razão da diversidade de dias e horários em que os parlamentares têm disponibilidade
para gravação, além de resguardo quanto a eventuais declarações que firam o Código de Ética
Eleitoral da Brasscom, as conversas não serão transmitidas ao vivo. Serão gravadas para posterior
publicação, seguindo calendário que otimize o alcance do conteúdo nas redes sociais. As falas não
terão cortes ou edições, a exceção de declarações acidentais ou imprevistas que possam ser
consideradas propaganda eleitoral.
O conteúdo produzido será disseminado através do site e redes sociais da Brasscom ao
longo dos meses de junho, julho e agosto. O repositório será o canal da Brasscom no YouTube e
serão direcionados recursos financeiros para o impulsionamento dos vídeos nas demais redes
sociais.