TESTE2 Um governo digital requer cooperação - Brasscom

Glória Guimarães defende trabalho conjunto entre governos e empresas para benefício do cidadão

Glória Guimarães em sua apresentação no Seminário

A diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães defendeu a importância da convergência de ações de governo e empresas para entregar soluções digitais que atendam efetivamente às necessidades do cidadão. A declaração ocorreu durante a sua participação na 2ª Edição do Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios, nesta quinta-feira, 16 de março.
“O Serpro faz parte desse movimento de tornar o Brasil um país digital, baseado nos quesitos dos órgãos de controle. O objetivo da moderna visão de governança digital é atender ao cidadão de uma forma única. O foco está num modelo de cooperação que visa a construção de soluções inovadoras e eficazes que facilitem a vida de todos”, frisou a presidente.
Glória Guimarães destacou que a empresa mudou a forma de pensar e, hoje, tem como missão conectar governo e sociedade com soluções digitais. “A tecnologia é o nosso DNA. Criamos negócios baseados em informações de governo e conectamos o Estado à sociedade por meio de soluções digitais, seguras, confiáveis e estratégicas”, assegurou.
A presidente do Serpro reforçou que a governança digital demanda uma real interoperabilidade entre os sistemas. “Temos que aprimorar a construção dessas soluções digitais, unindo esforços, tanto das iniciativas privada e de governo, focando no valor para o cliente, para a sociedade”, acrescentou Glória Guimarães.
Participações
A executiva da maior empresa pública de TI do país integrou o painel “Governo Digital: marcos legais, governança e estratégia”. A atividade contou com a presença do presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), Francisco Camargo, do secretário de Fiscalização de TI do Tribunal de Contas da União (TCU), Márcio Rodrigo Braz, do diretor de Governo Digital do MPOG, Wagner Silva Araujo, e do superintendente executivo dos Correios, Vivalde Cunha Resende.
O secretário do TCU, Márcio Rodrigo Braz, disse que o governo digital é a resposta a uma abordagem integrada e simplificada como parte da estratégia da governança para ganhar mais confiança do cidadão, priorizando estratégias que atendam e atinjam o objetivo de facilitar a vida do cidadão.
Já o representante dos Correios, Vivalde Cunha, afirmou que é preciso desburocratizar e modernizar a Administração Pública na forma como os serviços são entregues ao cidadão e pensar em gestão de riscos que poderão ocorrer nessa jornada digital que não tem volta: necessidades diferentes, pessoas diferentes e comunicações diferentes.
O evento
A 2ª Edição do Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios foi realizada nos dias 15 e 16 de março. O objetivo do evento foi fortalecer o diálogo entre os setores público e privado acerca das principais políticas e tendências tecnológicas, refletindo sobre os impactos na sociedade e no ambiente de negócios.
Serpro