TESTE2 4ª Chamada Brasil – União Europeia recebe 50 propostas em computação em nuvem, IoT e 5G - Brasscom

Número representa um aumento de 28% em relação ao edital anterior. Serão selecionados seis projetos para receber um total de 16 milhões de euros.
As pesquisas devem ser realizadas por consórcios formados por universidades brasileiras e europeias.
“É um trabalho conjunto que exige grande esforço”, afirma coordenador da RNP. Resultados devem ser divulgados em julho.

A 4ª Chamada Coordenada Brasil – União Europeia, destinada à pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), recebeu 50 propostas, o que representa um aumento de 28% em relação ao edital anterior. Do total, 33 projetos são em Internet das Coisas, 13 em computação em nuvem e 4 em redes 5G.
O número superou as expectativas, afirma o coordenador de projetos do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Wanderson Paim. “Geralmente, os consórcios são compostos por uma média de cinco instituições brasileiras e outras cinco europeias, que devem se coordenar para escrever uma proposta com cerca de cem páginas, incluindo um breve resumo dos pesquisadores proponentes. Os desafios começam desde a formação do consórcio, que depende dos interesses, escolha dos temas e foco das propostas, até a escrita e formatação adequadas. É um trabalho conjunto que exige grande esforço dos coordenadores”, explicou.
Segundo ele, os resultados devem ser divulgados até julho, e a execução dos projetos deve começar em janeiro de 2018.
Na 4ª Chamada Coordenada, Brasil e União Europeia vão investir 16 milhões de euros em seis projetos com duração de três anos. O objetivo é incentivar o avanço tecnológico e a inovação, além da qualificação de recursos humanos. As chamadas coordenadas começaram em 2010. Entre os projetos apoiados estão biossensores para detecção de doenças tropicais, uma plataforma para compartilhamento de dados de biodiversidade e sensores usados na indústria automobilística.
MCTIC