Análise conjunta da Accenture com a McLagan aplica dados bancários reais e
modelos 
operacionais para avaliar o valor potencial dos registros dsitribuidos

Nova York, 17 de janeiro de 2017 — A tecnologia blockchain poderá reduzir em média 30% dos custos de infraestrutura de oito dos dez maiores bancos de investimento do mundo, o equivalente a uma economia anual de custos entre 8 e 12 bilhões de dólares, segundo um novo relatório da Accenture (NYSE: ACN). O blockchain é um tipo de sistema de banco de dados que permite a diversas partes compartilhar o acesso aos mesmos dados, com um nível extremamente elevado de confiança e segurança.
As conclusões são do relatório “Banking on Blockchain: A Value Analysis for Investment Banks” e baseiam-se na análise de dados de custos de oito bancos, realizada pela McLagan, empresa do grupo Aon plc. A avaliação incluiu dados de mais de 50 métricas operacionais de custo, por meio da aplicação do modelo de Banco de Investimento de Alta Performance, da Accenture.
“As instituições de mercado de capital enfrentaram uma avalanche de pressões por receitas e custos de conformidade normativa nos últimos anos, levando-as a investir em tecnologias emergentes como alavanca para melhorar a rentabilidade,” destaca Richard Lumb, líder de Serviços Financeiros da Accenture. “Por meio desta análise inédita de dados reais de custo, aplicados aos nossos modelos operacionais da indústria, podemos traçar uma linha mais clara do valor potencial do blockchain para os bancos de investimento.”
David Treat, diretor executivo da prática de Blockchain da Accenture, destaca: “Dado o enorme custo de reconciliação de dados — que faz parte de todos os aspectos da indústria do mercado de capitais — não é nenhuma surpresa vermos uma quantidade significativa de investimento em blockchain. Mas, como acontece com qualquer tecnologia emergente, compreender o que esses investimentos podem produzir é um desafio. À medida que avançamos nas implementações de produção, os executivos de bancos precisarão de um claro roteiro para como e onde repensar suas estratégias e reformular seus modelos de operação, razão pela qual empreendemos este estudo inédito.”
Historicamente, os bancos de investimento mantiveram de forma independente seus próprios bancos de dados de transações, informações de clientes e demais elementos. Para garantir a precisão e a integridade deste conteúdo, os bancos devem conciliar regularmente as informações, o que é um processo complexo, de mão-de-obra intensiva e, por vezes, propenso a erros.
As tecnologias de blockchain potencializam os avanços em software, comunicação e criptografia, que permitirão aos bancos de investimento migrar a manutenção de uma estrutura de banco de dados separada e fragmentada para um banco de dados compartilhado e distribuído, que abrange toda a organização. O blockchain suporta um registro digital compartilhado das transações gravadas e verificadas na rede de participantes. Com a tecnologia, as transações residem em uma estrutura de dados inviolável, visível para todos e que fornece os níveis necessários de segurança e acesso para cada usuário.
De acordo com o relatório, áreas-chave da economia resultante do uso da tecnologia blockchain estavam em processos de middle-office e back-office. Por exemplo:

  • Relatório de finanças: os custos poderiam diminuir em até 70% como resultado da qualidade dos dados otimizados, transparência e controles internos;
  • Compliance: os custos com conformidade poderiam cair entre 30% a 50%, devido à maior transparência e auditabilidade das operações;
  • Operações centralizadas: apoiar funções como “Conheça seu Cliente” e sua integração poderia trazer economias de 50% por meio do estabelecimento de processos mais eficientes para gerenciar identidades digitais e mutualizar os dados do cliente com segurança em múltiplos bancos; e
  • Operações de negócios, como o apoio ao comércio, middle office, liberação, liquidação e investigações, também poderiam reduzir seus custos operacionais em 50%, diminuindo ou eliminando a necessidade de reconciliação, confirmação e análises de troca de moeda.

“Esta análise conjunta com a Accenture sugere que o blockchain possa alterar significativamente os parâmetros operacionais dos bancos de investimentos na próxima década,” avalia Chris Blain, sócio da McLagan. “A tecnologia representa um avanço potencialmente importante em um momento em que os principais bancos de investimento estão buscando inúmeras formas de reconstruir seu retorno sobre o patrimônio.”
Sobre a Accenture
A Accenture é uma empresa líder global em serviços profissionais, com ampla atuação e oferta de soluções em estratégia de negócios, consultoria, digital, tecnologia e operações. Combinando experiência ímpar e competências especializadas em mais de 40 indústrias e todas as funções corporativas – e fortalecida pela maior rede de prestação de serviços no mundo – a Accenture trabalha na interseção de negócio e tecnologia para ajudar companhias a melhorar seu desempenho e criar valor sustentável para seus stakeholders. Com aproximadamente 394.000 profissionais atendendo a clientes em mais de 120 países, a Accenture impulsiona a inovação para aprimorar a maneira como o mundo vive e trabalha. Visite www.accenture.com.br .
Sobre a McLagan
A McLagan fornece consultoria em compensação, benchmarking operacional e pesquisas às melhores práticas em toda a indústria de serviços financeiros. A McLagan combina 50 anos de liderança em estratégia, desempenho, gestão de capital humano e dados de compensação com recomendações baseadas em fatos, de forma a criar uma solução sob medida e ideal à sua organização. A McLagan é parte da Aon Hewitt, unidade de negócios da Aon plc (NYSE: AON). Para obter mais informações sobre a McLagan, por favor, acesse: mclagan.aon.com
Informações para a imprensa:
Accenture

Sergio Pedroso – (11) 5188-0688 | sergio.pedroso@accenture.com
Burson-Marsteller
Isabel Kopschitz – (11) 3040-2418 I isabel.kopschitz@bm.com
Cristina Calassancio – (11) 3040-2394 | cristina.calassancio@bm.com
Clique aqui para acessar a Sala de Imprensa – Accenture.
Accenture