Brasil e Europa se unem no desenvolvimento de 5G e IoT

Compartilhe:

Países assinaram Memorandos de Entendimento em torno dos temas na MWC


 

Países assinaram Memorandos de Entendimento em torno dos temas na MWC

O Brasil assinou ontem (28/2), em Barcelona, na Espanha, dois Memorandos de Entendimento com a Europa relacionados à tecnologia da informação e comunicação (TIC): o primeiro voltado ao desenvolvimento da quinta geração de serviços móveis (5G) e o segundo para internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). O objetivo é estabelecer cooperação bilateral sobre os temas. Representantes dos dois governos conduziram a iniciativa.
O Memorando de 5G foi estabelecido entre o Projeto 5G Brasil e a 5G infrastructure Association, e tem entre seus objetivos a troca de informações e programas de trabalho em áreas de interesse mútuo sobre sistemas e redes de telecomunicações em 5G, cooperação entre indústrias e organismos europeus e brasileiros, participação em fóruns de discussão para padronização do 5G, desenvolvimento de protótipos e elaboração de futuras normas globais sobre o tema.
Em solo nacional, o Projeto 5G Brasil conta com os seguintes participantes: Abinee, Anatel, Cetuc, ClearTech, CPqD, Ericsson, Fitec, Huawei, Inatel, Informa, MCTIC, NEC, Nokia, Oi, Qualcomm, Sindisat, SindiTelebrasil, Telebrasil, Telefônica, TIM e Trópico.
Já o Memorando de Entendimento em IoT foi assinado entre a Câmara de IoT do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) do Brasil, a Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc) e a Aliança para a Inovação da Internet das Coisas (AIOTI), associação independente da indústria ligada à União Europeia que reconhece o valor da IoT para endereçar desafios mundiais e atua no desenvolvimento da indústria.
Entre as ações a serem implementadas neste último estão cooperação na normalização global para IoT, promoção conjunta de convergência e interoperabilidade em IoT e alinhamento de estratégias para capacitar as pessoas por meio de confiança, segurança e privacidade em IoT.
Para Pearse O’Donohue, diretor de redes futuras da Directorate General for Communications Networks, Content & Technology (DG Connect) da Europa, o Brasil será parceiro-chave no desenvolvimento dessas duas tecnologias e a iniciativa marca o fortalecimento dos trabalhos. Ele lembrou que o Brasil é o quinto a juntar-se à cooperação em 5G. “Vamos cooperar diretamente. Não podemos esperar”, enfatizou.
Segundo ele, a União Europeia está aberta para ouvir a visão do País sobre tecnologias e políticas que deverão ser geradas. “Juntos, ganhamos credibilidade e ambos poderemos aprender e nossas economias vão se beneficiar com isso”, completou.
Eduardo Levy, presidente-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), comentou que o Memorando de 5G é uma boa oportunidade para o País e apontou que a entidade está pronta para trabalhar com os governos.
Na visão de Maximiliano Martinhão, secretário de Políticas de Informática do MCTIC, esse é importante passo para o Brasil. “Em 2015, o tema começou a ficar mais vibrante. Temos um longo histórico de colaboração com a Europa e há muitas ambições para esses projetos”, sintetizou, completando que há muito por vir.
Já sobre a colaboração em IoT, que o secretário fez questão de ressaltar que está relacionada à 5G, ele apontou que a Europa poderá contribuir com sua visão e experiência sobre gargalos em estratégias de IoT, ajudando na melhoria do Plano Nacional de Internet das Coisas, que está em construção e deverá ser concluído neste ano. “Não queremos replicar o que já existe, mas, sim, encontrar gargalos para inovar em IoT”, assinalou Kees van der Klauw, chairman da AIOTI.
*A jornalista viajou a Barcelona (Espanha) a convite da Qualcomm
IT Forum 365

Compartilhe:

Leia também

58% dos jovens veem IA como aliada para o ingresso no mercado de tecnologia, indica pesquisa 

Setor TIC acelera a inclusão e tem avanço salarial das mulheres acima do dos homens, aponta Relatório de Diversidade da Brasscom 

Evento promovido pela Brasscom em Brasília apresenta Agenda Legislativa da entidade, discute competitividade global, exportação de tecnologias e desafios regulatórios 

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

Sua Participação Fortalece a Liderança da Brasscom!

Dias
Horas
Min
Seg

Assembleia em: