TESTE2 Câmara de Internet das Coisas debate plano nacional do setor com governo federal - Brasscom


 
Representantes da Câmara de Internet das Coisas (IoT) se reuniram em Brasília no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), para discutir o plano nacional do setor, que deve ser apresentado até o fim do ano.
Orientados pelos resultados da consulta pública realizada a respeito do tema, que recebeu 2.288 contribuições, governo federal, Congresso Nacional, universidades e setor produtivo buscam o aperfeiçoamento do documento que servirá de guia para o desenvolvimento da Internet das Coisas nono Brasil.
A previsão é que o Plano Nacional de IoT trabalhe em uma agenda estratégica com ações para desenvolver tecnologias neste setor no Brasil até 2022. A Internet das Coisas tem aplicações diversas e abrange áreas como segurança, saúde, automação industrial e dispositivos pessoais.
O governo federal acredita que a iniciativa melhore a qualidade de vida da nossa população e a prestação de serviços públicos, aumente a produtividade de diversos setores e proporcione avanço na inclusão digital da população, além de prepará-la para esse mundo onde tudo vai estar conectado.
A partir de agora, a Câmara vai buscar estratégias e soluções de como criar negócios e girar a economia nesse novo ambiente, como o governo pode trabalhar para que essa transição ocorra de maneira ordenada e eficiente.
Hoje, o setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) brasileiro é abrangente. O setor eletroeletrônico tem um faturamento de quase R$ 200 bilhões por ano. São aproximadamente 130 mil postos de trabalho diretos envolvendo não apenas o setor eletroeletrônico, mas outros como setores agrícola e da saúde, por exemplo.
Agência ABIPTI