Soluções Cloud e IoT  estão entre os mais importantes ativadores da transformação digital. Sua empresa ao menos já estuda essas tecnologias?

Segundo estudo realizado pela Frost & Sullivan os serviços que são considerados como ativadores da Transformação Digital movimentou no Brasil em 2016 USD 13,5 Bilhões.

Susana Taboas | Diretora e co-fundadora do Portal Crypto ID

O estudo intitulado An End User Perspective on Navigating Digital Transformation, Latin America 2017 foi realizado nos meses de julho e agosto de 2017. A amostra do estudo é formada por decisores de adoção de tecnologia em organizações de Tecnologia e Comunicações nas regiões da América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico e América Latina.

Os investimentos estão distribuídos da seguinte forma: IT Outsourcing $6.68 B; Data center Services 2,88 B; Big Data and Analytics $2.48 B; Cloud – IaaS $1.13 B; Managed Security Services $0.45 B; IoT $96.40M e MDM $51 M.

Para que a transformação digital ocorra são necessários alguns recursos. Os recursos variam deste aplicações e novas tecnologias à serviços como gerenciamento de aplicativos, gerenciamento de infraestrutura, suporte de desktop, serviços de consultoria, desenvolvimento de aplicativos e integração e serviços de implantação.

Neste cenário brasileiro os investimentos em Cloud ($1.13 B) representam cerca de 10%. A IoT –  considerada pelos analistas como um dos principais fatores de ativação da Transformação Digital –  não passou de ($96.40M). Isso aponta que ainda temos um longo caminho até que o Brasil se posicione como um país que impulsionará a Transformação Digital nos próximos anos.

Na opinião dos analistas, o mercado Brasileiro entende a Transformação Digital  apenas como a digitalização de processos. Ainda são poucas as organizações que já assimilaram o conceito de que Transformação Digital só se dará por meio do repensar modelos de serviços e produtos a exemplo do que já experimentamos em nosso dia dia como: UBER, Spotfy, Netflix etc.

Serviços em cloud já são utilizados em escala, mas o mercado corporativo ainda tem certa resistência por falta de entendimento do serviço o que gera desconfiança em relação a vários itens que vai desde a segurança de dados, perda de informações, receio de indisponibilidade etc.

Arthur Furlan | CEO da Configr

Para entender um pouco mais de perto a percepção do mercado brasileiro de empresas de pequeno e médio portes em relação a cloud, conversamos com Arthur Furlan, CEO da Configr que é uma startup brasileira de automação de infraestrutura em cloud. A Configr tem 4 anos e foi criada como a missão de democratizar o acesso a nuvem. Seu foco são empresas de todos os portes que não possuem equipe especializada de TI com capacitação para atuar em cloud.

Segundo Furlan, ao contratarem suas soluções de cloud, os clientes buscam principalmente, melhor desempenho em suas operações, segurança no tratamento, manipulação e armazenamento de dados sem que seja necessário dispor de  investimentos em infraestrutura e em contratações de profissionais especialistas nessa tecnologia.

Benefícios

Na percepção dos entrevistados no estudo da Frost & Sullivan 2017, os principais benefícios do uso de Cloud são: Armazena grande quantidade de dados; possibilita a realocação da equipe internas de TI para tarefas mais estratégicas; permite flexibilidade em momentos de aumento ou redução de dados e elimina o trabalho de integração de múltiplas plataformas e sistemas. No Brasil o item referente a implementação foi citado como o terceiro benefício mais importante.

Fonte: Frost & Sullivan

“A Vantagem de uma solução como a nossa é que ao preencher os formulários de cadastro, o usuário já  está automaticamente configurando seu serviço sem necessidade de tutoriais ou acompanhamento de um especialista. Todas as decisões técnicas são tomadas pela nossa aplicação. No final o cliente já recebe o acesso ao um servidor configurado, com protocolos de segurança e com todas as aplicações instaladas, esclarece Furlan.

Segurança

Um dos itens de preocupação por parte dos que estudam a adoção à nuvem é justamente a segurança das informações e quanto a isso Furlan esclarece que, assim como outros fornecedores de solução em nuvem, a  Configr utiliza todos os recursos necessários e disponíveis para a segurança dos servidores.

“Ambientes Clouds, são muito seguros. Na Configr ao invés do protocolo tradicional de transferência de arquivos FTP (File Transfer Protocol), utilizamos apenas o protocolo SFTP (Secure File Transfer Protocol) que é uma extensão do protocolo SSH (Secure Shell) utilizado para comunicação segura entre servidores remotos e baseado no conceito de criptografia de chaves públicas.

Celeridade

A Nuvem garante sites mais seguros e mais rápidos uma vez que os provedores de soluções trabalham com gerenciadores de SSL, que criptografam toda comunicação entre usuário e servidor tornando mais segura a comunicação, e balanceamento de carga, que distribuem a demanda de acessos e usuários entre várias máquinas de forma automática, conferindo mais desempenho e estabilidade para essas aplicações.

Antes de se transformar é preciso ser digital

Pensar e tratar o meio eletrônico é o oxigeno para sobrevivência das empresas de todos os segmentos de atuação e de todos os portes.

É obrigatório que as empresas já apliquem e utilizem recursos digitais como:

– Recursos tecnológicos que garantem confidencialidade, disponibilidade, autenticidade, integridade no mundo eletrônico

– Serviços eletrônicos seguros e confiáveis

– Proporcione mobilidade e autonomia aos usuários

–  Documentos eletrônicos.

Documentos eletrônicos ou digitais são aqueles que já nascem no meio eletrônico. Documentos digitalizados são aqueles que da mídia impressa sofrem a transformação para o meio eletrônico.

Utilizar documentos eletrônicos reduz custos, contribui para governança corporativa, evita deslocamentos desnecessários de  documentos e de pessoas.   Além dos documentos eletrônicos poderem ser gerados e armazenados em nuvem ao  invés dos velhos galpões.

Se faz necessário que indivíduos e empresas façam o beabá em relação ao digital para só então pensarem na transformação dos seus negócios, de suas entregas e da forma que vão interagir com seus clientes e usuários.

E então você já está preparado para essa transformação?