Participei hoje da reunião do CNDI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial) com o Presidente Lula, na qual foi apresentada a proposta de uma nova política industrial para o Brasil (“Nova Indústria Brasil”). Como membro do CNDI, a Brasscom participou do processo de discussão e construção desse plano, envolvendo governo e sociedade (setor privado, trabalhadores, terceiro setor, academia etc.).

O plano tem uma abrangência bem ampla, que inclui setores e atividades definidos como estratégicos para o Brasil: segurança alimentar; acesso à saúde; infraestrutura para os cidadãos (saneamento, moradia, mobilidade); transformação digital; bioeconomia e descarbonização; tecnologias de defesa.

Um ponto em comum entre todos esses setores é o uso cada vez mais intensivo das Tecnologias Digitais no desenvolvimento de soluções e produtos, atingindo melhores resultados, com maior produtividade. Assim, a Brasscom defende que o Brasil precisa urgentemente ter uma “estratégia digital” de longo prazo, um plano com visão de Estado, que impulsione o desenvolvimento e o uso intensivo das Tecnologias Digitais nos diversos setores de atividade econômica, gerando maior crescimento sustentável, com maior inclusão social e com maior relevância do país no mercado global.

Essa é uma das nossas pautas principais para 2024!

Nota do Afonso Nina, presidente executivo da BRASSCOM

Empresa, Indústria e Comércio
Fonte: Gov.br