São Paulo, 10 de julho de 2017 – A Linx, líder em software de gestão para o varejo, anuncia a aquisição de 100% do Grupo Synthesis. A empresa atua no desenvolvimento e comercialização de softwares de automação de ponto de venda (POS), soluções para meios de pagamento eletrônico (TEF) e motor de promoções para grandes cadeias varejistas. Fundada em Buenos Aires, a Synthesis é referência do segmento na América Latina. A empresa tem clientes no México, Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, Panamá, Peru, Equador, El Salvador, República Dominicana e Porto Rico. Nos últimos 12 meses, seu faturamento bruto foi de US$ 7 milhões.
A operação foi efetuada pelo valor de US$16.300.000,00, à vista, mas caso atinja metas financeiras e operacionais, a Linx poderá pagar o valor de até US$9.500.000,00 nos próximos três anos. Por consequência, o negócio permitirá que a Linx aumente significativamente seu mercado potencial, antes restrito ao Brasil. A partir de agora, a companhia abrangerá a América Latina.
“Estamos otimistas com o nosso primeiro passo rumo à expansão internacional, que visa aumentarmos consideravelmente nosso mercado potencial. Esta expansão vem sendo planejada desde o IPO da Companhia, em 2013. Em setembro de 2016, captamos R$ 450 milhões no follow on, justamente para realizar aquisições. Esse é mais um passo do cumprimento desse compromisso”, explica Alberto Menache, Presidente da Linx. “Hoje, a Linx é uma empresa robusta, tanto em processos internos, como em governança. Já realizamos 22 aquisições no Brasil, nossos resultados crescem gradativamente. A empresa reúne aspectos fundamentais para alcançar esse significativo patamar”, conclui Menache.
“A Synthesis tem uma carteira de clientes composta pelas maiores cadeias varejistas da América Latina, como Liverpool, Chedraui, Costco, Grupo Carso, YPF, Cencosud, entre outras. Não temos dúvidas que é um ótimo início para esse processo de expansão. Essa aquisição, inclusive, também tem como objetivo apoiar os clientes brasileiros da Linx em sua internacionalização”, afirma Jean Klaumann, vice-presidente de Operações da Linx.
Histórico das Aquisições
A estratégia da empresa de consolidar o mercado de software de gestão para varejo se iniciou em 2008, com 22 processos de aquisição bem-sucedidos até então, como a Chaordic e Neemu, que se somam à aquisição anunciada hoje: a primeira internacional.
1º trimestre com crescimento de receita e lucro líquido
A Linx encerrou o primeiro trimestre de 2017 com receita operacional bruta de R$153,3 milhões, 12,7% maior que no mesmo período do ano anterior. Mesmo com a performance fraca da economia e do varejo brasileiro, a receita operacional líquida foi de R$134,1 milhões no trimestre, representando um crescimento de 13,6% em comparação aos R$118,1 milhões do 1T16.
A Receita operacional bruta é fruto da combinação da receita recorrente e de serviços. No 1T17, a receita recorrente atingiu R$129,4 milhões, com crescimento de 11,6% sobre o 1T16, e equivalente a 84% da receita bruta.
O EBITDA atingiu R$34,8 milhões no 1T17, um aumento de 11,2% em comparação aos R$31,2 milhões do 1T16. Em comparação ao 4T16, o EBITDA foi 13,9% maior. A margem EBITDA do 1T17 foi de 25,9%, 50 bps abaixo do 1T16 e 280 bps acima do 4T16.
Um importante destaque foi a taxa de renovação de clientes, que atingiu 98,6% no trimestre, maior que os 98,4% do 1T16. O lucro líquido no trimestre foi de R$26,7 milhões no 1T17, um aumento de 77,5% em comparação aos R$15,0 milhões do 1T16 e um crescimento de 48,6% em relação ao 4T16.
Sobre a Linx
Com mais de 30 anos de atuação, a Linx é especialista em software de gestão (ERP e POS) para as mais diversas verticais do setor varejista no Brasil. Líder brasileira*, a Companhia atingiu a posição oferecendo tecnologia inovadora e escalável e profundo conhecimento da cadeia de valor em cada segmento no qual está presente. A Linx consolida-se no mercado e tem sua expansão sustentada por uma cultura que acolhe novos conhecimentos, identidades, experiências e valores, são cerca de 3.000 colaboradores, distribuídos na matriz em São Paulo, 13 filiais em 8 estados, além de unidades de relacionamento espalhadas pelo Brasil, atendendo uma base ampla e diversificada de mais de 44 mil varejistas. Com ações negociadas em bolsa desde fevereiro de 2013, para atender de forma integral às necessidades atuais do mercado varejista, a companhia oferece também soluções em nuvem, conectividade, além de outros serviços. *Fonte: IDC
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